PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Soja se manterá como principal matéria-prima


O Tempo - 20 ago 2008 - 05:22 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

A produção brasileira de biodiesel deve se manter na próxima década tendo a soja como principal matéria-prima, de acordo com estudo sobre combustíveis renováveis da RC Consultores, elaborado por Fábio Silveira. Segundo ele, a manutenção da soja deve-se ao fato de este mercado possuir escala de produção, o que a torna competitiva.

"Por mais que outras oleaginosas tenham incentivos, a escala continuará pequena e será a soja que vai atender a demanda que deveria ser atendida pelos outros óleos não comerciais."

Para ele, isso não vai afetar a oferta de alimentos porque o Brasil possui terras para aumentar tanto o plantio de soja como o de milho e o de cana. Ele acredita que a alta do preço registrada no último ano em função da política norte-americana de priorizar o plantio de milho deve ser eliminada. Ele acredita, contudo, que até 2015 a Argentina deverá tomar a dianteira na produção e exportação de biodiesel por conta de posicionamento político mais favorável, mais investimentos em logística e custo de produção menor que o Brasil.

Diante do recuo dos preços da soja no último mês, o produtor deve segurar a comercialização antecipada da soja neste ano. "O produtor está partindo de uma safra com custos muito elevados e vai segurar a comercialização do grão até encontrar uma resposta melhor de preços", afirma Fernando Pimentel, sócio da Agrosecurity.

Tags: Soja