PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Parte 2 - Série Especial Biodiesel: redução da importação de petróleo


Agência Estado - 07 mar 2006 - 08:16 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

A principal meta do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel é reduzir a dependência externa do Brasil ao diminuir a importação de petróleo. A introdução do biocombustível na matriz energética brasileira também deve contribuir para conter as mudanças climáticas globais. Mas são sérios os riscos de impacto ambiental com a expansão da agricultura para produção de matérias-primas. Acompanhe o segundo capítulo da série especial "Biodiesel: o combustível do século 21", produzida pela Rádio Eldorado.

O transporte rodoviário é responsável pelo consumo de 20% do consumo mundial de energia e por um terço das emissões totais de carbono na atmosfera do planeta. Pelas regras que vigoram no Brasil, o diesel pode ser comercializado com uma mistura de 2% de biodiesel. Em 2008, essa autorização vira obrigatoriedade e, em 2013, a proporção deve passar para 5%.

Na opinião do coordenador de mudanças climáticas do Greenpeace, Carlos Ritl, com o programa de biodiesel, o Brasil dá uma contribuição importante para conter o aquecimento global.

Amanhã, no terceiro capítulo da série especial, a viabilidade econômica do biocombustível.
Thelma Torrecilha