Neste domingo (7), às 20h, será aberto oficialmente no Multicenter Sebrae, Cohafuma, o I Encontro de Pinhão Manso no Estado do Maranhão, que acontece até à próxima quarta-feira (10), com o tema “Energia Verde, Justiça Social”.
O evento tem como principal objetivo, entre outras coisas, discutir os rumos da pesquisa e incentivar o desenvolvimento sustentável do agronegócio e da indústria do Pinhão Manso, como um fórum inédito e privilegiado para a troca de experiências e informações entre os seguimentos envolvidos nessa importante cadeia produtiva.
Visa, ainda, apresentar os trabalhos técnico-científicos desenvolvidos no Estado pela Uema e demais órgãos relacionados; e promover o intercâmbio técnico-científico-cultural entre profissionais do Pinhão Manso do Maranhão, Brasil e no Mundo;
O Encontro tem como público alvo, pesquisadores, estudantes, técnicos, produtores e demais atores que participam do desenvolvimento desta cultura.
De acordo com o presidente da comissão organizadora, Hamilton Almeida, o Estado do Maranhão possui excelentes condições de clima, solos e disponibilidade de terra para a produção de oleaginosas. Excluindo as áreas protegidas por lei, as áreas de produção agrícola atual (1,6 milhões ha), as ocupadas com pastagens (4 milhões ha), as de altas aptidões da cana-de-açúcar (1,2 milhões de ha), ainda existem cerca de 2,85 milhões de hectares de áreas líquidas para o cultivo das diversas culturas de oleaginosas com foco na produção de biodiesel.