O presidente da Petrobras Biocombustíveis, Alan Kardec, confirmou ontem (17), na Rio Oil & Gas, que a estatal brasileira irá construir uma quarta usina de producão de biodiesel com capacidade de produção de cerca de 300 milhões de litros do produto.
Ele disse que os próximos investimentos e projetos da nova subsidiária serão divulgados junto com Plano Estratégico da Petrobras para o período 2009/2020, o que deve ocorrer em outubro.
A Petrobras Biocombustível inaugurou, recentemente, duas usinas nos municípios de Candeias (BA) e Quixadá (CE) e deverá inaugurar uma terceira, localizada em Montes Claros (MG), no próximo mês.
A capacidade total de produção de biodiesel das três unidades será de 170 milhões de litros por ano, com investimento de R$ 295 milhões. Para garantir o suprimento de matéria-prima, a empresa conta com uma rede de 55 mil agricultores familiares.
Kardec contou que a Petrobras Biocombustível tem como meta ser líder na produção nacional de biodiesel e atingir, em 2012, a produção de 938 milhões de litros de biodiesel. Segundo ele, estima-se que sejam necessárias mais cinco unidades de produção, com capacidade para cerca de 100 milhões de litros de biocombustíveis cada uma.
Nielmar de Oliveira