PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Não existe conflito entre produção de energia e produção de alimentos, diz Guedes


Ministério da Agricultura - 30 nov 2006 - 21:00 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, informou hoje que Embrapa está desenvolvendo pesquisas com 17 tipos de oleaginosas que poderão ser utilizadas para o programa brasileiro de agronergia. “O nosso potencial é enorme com a soja, o algodão, a mamona, o dendê, o pinhão-manso, por exemplo. As pesquisas da Embrapa estão sendo realizadas para obtenção de produtos com melhor desempenho tanto no rendimento dos motores quanto do ponto de vista econômico, social e ambiental”, disse Guedes ao encerrar ontem a Feira Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis (Enerbio/2006), realizada no Blue Tree Park Hotel, em Brasília.

O ministro ressaltou em sua palestra que não há conflito entre o avanço da agronergia e a produção de alimentos no Brasil. “Para aumentar a produção de etanol e biodiesel não haverá necessidade de aumentar muito a área plantada com cana-de-açúcar ou oleaginosas”, destacou.

O ministro disse ainda que tanto o Ministério da Agricultura quanto o Ministério do Meio Ambiente estão preocupados em aumentar a produção de alimentos e a oferta de energia renovável sem utilizar as reservas ambientais do território nacional. “Há uma política clara do governo federal neste sentindo”. Guedes reafirmou que o Brasil é o País que mais preserva o meio ambiente no mundo pois conserva 69,5% das suas florestas originais.

Segundo o ministro, o Brasil precisa recolocar sua posição no mercado internacional e não aceitar o conceito imposto de que o País está destruindo o meio ambiente. “Vou repetir pela 15ª vez que não precisamos derrubar uma única árvore para aumentar a produção agropecuária no Brasil”, assinalou, lembrando que há no País 90 milhões de hectares agricultáveis e 55 milhões/ha protegidos do total de 851 milhões/ha do território brasileiro. A floresta Amazônia envolve uma área de 360 milhões/ha.

Guedes lembrou as ações realizadas pelo governo federal para desenvolver o setor da agronergia como a criação do Centro Nacional de Pesquisa em Agronergia da Embrapa e do Pólo Nacional da Agroenergia em Piracicaba/SP. O ministro pontuou ainda os principais desafios para o sucesso da agronergia no Brasil, entre os quais, compatibilizar agricultura alimentar, agricultura energética e respeito ao meio ambiente. “Esta é uma grande preocupação do governo”.

Tags: Alimento