Biodiesel

Em visita a Cuiabá nesta segunda-feira, 15, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, aproveitou para conhecer o trabalho do CPP, Centro de Pesquisa do Pantanal, uma das principais unidades de pesquisa ambiental do Centro-Oeste, que em Mato Grosso e Mato Grosso Sul. Ele esteve na Central Analítica do Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais, na Universidade Federal de Mato Grosso – unidade que foi equipada com recursos do CPP.

No local, ele foi apresentado à tecnologia de produção de biocombustível por microondas e acompanhou um teste de produção de biodiesel etílico a partir de óleo residual de fritura. “Já estamos patenteando esse trabalho no Brasil, Japão, Estados Unidos e Europa”, disse o Evandro Dall´Oglio, coordenador da Rede de Bioprospecção do CPP.

Este é apenas um dos trabalhos que o Centro de Pesquisas do Pantanal apoiou com financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia. A instituição também atua nas redes de pesca e pecuária.

“Estou impressionado com a criatividade dos pesquisadores”, afirmou o ministro Sérgio Rezende, que ainda assinou a liberação de recursos para diversos projetos. Entre eles, outra importante conquista para o setor de pesquisa ambiental: R$ 8 milhões para a construção do Centro Nacional de Pesquisa do Pantanal, que também terá sede na UFMT.

Sérgio Rezende esteve no terreno onde o Centro Nacional de Pesquisa do Pantanal será construído e destacou a importância de se investir no potencial científico e tecnológico da região. “Espero que o Centro fique pronto o mais depressa possível para poder visitá-lo também”, comemorou.

Veja mais