PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Parte 1: Eldorado estréia série Biodiesel: o combustível do século 21


Estadão - 06 mar 2006 - 11:26 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

O combustível arrematado no primeiro leilão da Agência Nacional do Petróleo está chegando aos postos de combustíveis do País com a entrega das primeiras cargas dos 70 milhões de litros da concorrência realizada pela ANP em novembro. O biocombustível começou a deixar distribuidoras do Pará, do Piauí e do interior de São Paulo logo depois do carnaval.

O segundo leilão deve acontecer até o final deste mês de março, e atingir perto de 300 milhões de litros. A ANP pretende realizar mais um leilão, de outros 100 milhões de litros de biodiesel, ainda no primeiro semestre.

Derivado de oleaginosas como mamona, dendê, babaçu, soja e girassol, e de gordura animal é uma alternativa ao diesel de origem fóssil. A utilização do biodiesel contribui de forma significativa para a redução da emissão de gases do efeito estufa.

Durante a cerimônia para a assinatura dos contratos para a compra do biodiesel arrematado no leilão, no início de fevereiro, o presidente Lula recorreu ao slogan getulista para afirmar que "o biodiesel é nosso".

O presidente da República exibiu sementes de mamona para seus visitantes e apresentou o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel aos convidados estrangeiros, como fez, inclusive, com o líder do grupo U2, Bono Vox.

Amanhã, no segundo capítulo da série especial, informações sobre a importância do biocombustível na diversificação da matriz energética brasileira.

Ouça a primeira parte da série (Arquivo de áudio - 1.5 Mb, clique com o direito e "salvar destino como...")