Biodiesel

O óleo de fritura residual das cozinhas de grande parte dos restaurantes de Fortaleza, muitas vezes descartado indevidamente na rede de esgoto, provocando danos irreversíveis quando despejado nos córregos, rios e lagos, está prestes a ter outra destinação.

A Abrasel quer implantar na capital cearense o programa Papa Óleo em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae. Para a divulgação do projeto já estão assegurados recursos da ordem de R$ 616 mil. Além de ser uma iniciativa voltada para a preservação do meio ambiente, o óleo e a gordura recolhidos por empresas de reciclagem serão tratados e utilizados como componentes para a fabricação de saponáceos ou até mesmo em programas de produção de biodiesel.

Augusto Mesquita, presidente da Abrasel, está concluindo as parcerias com a Meta Ambiental, que fará a coleta do material, e com a Petrobras. O dirigente quer também estimular a geração de emprego e renda em Fortaleza com a destinação de 30% de cada litro de óleo coletado para beneficiar ações e instituições carentes. A entidade pretende estimular a produção de sabão e de outros produtos à base de óleo vegetal com a marca Papa Óleo para ajudar na comercialização. O dirigente da Abrasel local quer fechar todo o processo ainda neste próximo trimestre.

Ivonildo Lavôr

Veja mais