PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Petromoc e cooperativa agrícola investem 125 milhões na produção biodiesel


MacauHub - 09 mar 2006 - 08:48 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

A petrolífera estatal moçambicana Petromoc e uma cooperativa agrícola denominada Cofamosa vão investir 125 milhões de dólares numa unidade industrial de fabrico de biodiesel a partir de cana-de-açúcar, noticia hoje a imprensa local.

O acordo entre as duas partes, assinado esta semana, prevê ainda um investimento de perto de 225 milhões de dólares em infra-estruturas no distrito de Moamba, como uma estrada e uma ponte que vai dar acesso ao local onde será instalada a fábrica, refere o diário Notícias.

Do investimento directo de 125 milhões de dólares, 45 milhões destinam-se ao projecto agrícola e 80 milhões à destilaria de etanol.

A unidade fabril terá uma capacidade de produção anual de cerca de 220 milhões de litros de gasolina por ano.

Numa primeira fase, serão explorados cerca de dez mil hectares de terra na posse da Cofamosa, para a produção da cana-de-açúcar, e perto de 29 mil quando o projecto estiver em velocidade de cruzeiro.

De acordo com as duas empresas, a fonte de energia poderá render anualmente ao país cerca de 110 milhões de dólares, 60 dos quais através de exportação e o restante na poupança de importações.

Recentemente, o presidente do grupo português Nutasa revelou ao MacauHuub ter planos para também investir numa unidade de produção de biodiesel, na região de Maputo, aguardando apenas que o governo conceda isenção fiscal a este género de combustíveis, para tornar a produção rentável.