PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Petrobras vai produzir 85% de todo o biodiesel


Folha de S. Paulo - 02 ago 2006 - 06:50 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

A Petrobras prevê produzir 855 mil metros cúbicos/ano de Biodiesel até 2011. Tal volume corresponde a 85% do necessário para atender a mistura de 2% ao diesel (1 milhão de metros cúbicos/ano), obrigatória a partir de 2008.

A estatal decidiu investir em três unidades de processamento de biodiesel no semi-árido: em Montes Claros (norte de MG), em Cadeias (BA) e em Quixadá (CE). As fábricas atenderão o consumo do Nordeste, e os investimentos previstos são de US$ 60 milhões.

As três unidades entrarão em operação no final de 2007 e usarão como matéria-prima óleos de algodão, dendê e mamona. Serão as primeiras da estatal a produzir em escala comercial, que possui hoje duas unidades-piloto no Rio Grande do Norte.

A Petrobras estuda ainda construir mais nove unidades de processamento do biocombustível: duas no RS, duas no PR, uma em SP, uma em MS, duas em MT e uma no AM.

Segundo Ildo Sauer, diretor de gás e energia da Petrobras, a idéia é usar a produção da agricultura familiar no Nordeste e no Sul. "É um modelo diferente do Proálcool, que concentrou renda e no qual a produção ficou na mão dos grandes agricultores", afirmou.

No Centro-Oeste, porém, o objetivo é formar parcerias com grandes grupos do agronegócio, que já possuem capacidade de produção de óleo ou de soja em grão, segundo Sauer.

O executivo ressalta que a Petrobras não investirá nem em plantio de grãos nem em produção de óleo e focará sua atuação só na conversão de óleo vegetal em biodiesel.

Pelo programa oficial, a adição de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo se torna obrigatória em 2008. A meta inicial era chegar à mistura de 5% em 2013, mas o governo já estuda antecipar esse prazo.

Além do processo convencional, no qual o biodiesel é adicionado depois de pronto ao diesel de petróleo, a Petrobras desenvolveu a tecnologia inédita do H-Bio, pela qual o óleo vegetal é processado com o petróleo bruto nas refinarias da estatal.

Até 2011, cinco refinarias produzirão o H-Bio, cujo processo reduz custos de transporte, armazenagem e operação, já que todas as etapas são feitas num único local. Nesse caso, a mistura com óleo vegetal é viável até 18%.

A previsão é produzir 425 mil m3/ano de H-Bio em 2011. Considerando a produção de biodiesel convencional e H-Bio, a Petrobras atenderá à mistura de 2% e terá ainda excedente a ser destinado à exportação ou à antecipação da meta de mistura de 5% prevista originalmente para 2013.

Pedro Soares