Biodiesel

O gerente de desenvolvimento de negócios internacionais de biocombustíveis da Petrobras, Fernando Cunha, revelou que a estatal está estudando instalar unidades integradas de biomassa em suas próximas refinarias Premium, que serão construídas no Nordeste.

No início do mês, a companhia informou que a primeira a entrar em operação, a do Ceará, custará cerca de US$ 11 bilhões. "A refinaria Premium da Petrobras pensa nessa questão, de refinar petróleo já com a biomassa, são as biorefinarias", declarou Cunha.

Em palestra na segunda-feira (23) na Câmara de Comércio Brasil-França, o executivo informou que a Petrobras fez contato com empresas da Espanha e França para uma eventual instalação de uma unidade de biocombustíveis na região tendo como matéria-prima produtos brasileiros.

"Estamos vendo a possibilidade de desenvolver projetos de biocombustíveis na Europa. Pode ser uma planta de biodiesel, já que a matriz energética da Europa é o diesel", afirmou. O gerente fez questão de ressaltar que as conversas ainda estão em fase embrionária, mas admitiu que a empresa foi "procurada por entidades européias para eventuais projetos de biocombustíveis na Europa".

Além de França e Espanha, o executivo informou que a Petrobras vem conversando com a Colômbia sobre projetos nessa área. A idéia de parcerias com esses países pode evoluir para a área de distribuição de combustíveis.

Veja mais