PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Pernambuco poderá ter usina de biodiesel até agosto, diz prefeito


Agência Brasil - 09 mar 2006 - 08:46 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Está em fase de conclusão o processo que resultará na instalação de uma usina de biodiesel no município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. A expectativa do prefeito da cidade, João Eudes Machado, é de que a unidade esteja funcionando até agosto deste ano.

fabrica de Pesqueira é a primeira unidade de esmagamento de mamona do país financiada com recursos públicos. Convênio para viabilizar o empreendimento foi assinado, em junho do ano, passado entre o então ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, e o prefeito de Pesqueira, João Eudes Machado.

Segundo Machado, o projeto conta com investimentos de R$ 1,1 milhão do Ministério da Ciência e Tecnologia e R$ 500 mil de contrapartida da administração do município. Ele disse que a fábrica terá capacidade para produzir por dia 2,5 mil litros de óleo bruto não poluente. "O combustível sairá da usina refinado, direto para a unidade da Petrobras no Porto de Suape, em Cabo de Santo Agostinho", informou.

iniciava está gerando 2,5 mil vagas no mercado rural, não só em Pesqueira, mas também nos municípios de Porção, Sanharó, Alagoinha, Belo Jardim, Venturosa, Pedra e Arcoverde.

O biodiesel é o combustível derivado de fontes renováveis, como os óleos extraídos de vegetais. A idéia do programa nacional de biodiesel é substituir o diesel de petróleo em motores de caminhões, tratores e automóveis, na geração de energia e calor.