PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Nortão pode ter indústria de biocombustível


Só Notícias - 12 jun 2006 - 07:14 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

 O Nortão pode ter dentro de alguns meses uma indústria de biodiesel. A soja será a matéria-prima utilizada para produção do biocombustível. A informação foi dada pelo governador Blairo Maggi, neste sábado à tarde, em Sinop, quando teve na Exponop. Blairo disse que tem conversando com industriais interessados em se instalar na região Sul e Norte de Mato Grosso para começar a produção de biodiesel. De acordo com Blairo, as cidades que receberão estas indústrias ainda não foram definidas pelos investidores que devem ter incentivos do Estado.

"O produtor será muito beneficiado. Ele vai entregar uma parte de sua produção direto na indústria que vai devolvê-la em biocombustível para ser utilizado nos tratores, colheitadeiras e outros maquinários. A redução dos custos de produção será o principal avanço", destacou o governador. O óleo diesel tem sido um dos produtos responsáveis pela redução considerável na margem de lucro dos agricultores na produção da soja, milho e arroz.

O Programa Brasileiro de Biocombustíveis define o biodiesel como combustível formado pela mistura, em diferentes proporções, de éster (nome técnico para um tipo de gordura) de óleos vegetais com o óleo diesel convencional derivado de petróleo. O diesel vegetal, contudo, já é chamado diretamente de biodiesel pelos técnicos, independentemente da mistura com o derivado de petróleo.

O biodiesel vegetal pode ser obtido de diferentes fontes, como soja, girassol, mamona ou simplesmente óleo de fritura doméstica. Para que seja obtido, é preciso separá-lo do óleo vegetal por meio de reações químicas. Isso é feito principalmente por dois processos, dos quais o mais usado é de transesterificação - reação de um óleo vegetal com um álcool (metanol ou etanol - o álcool comum, usado nos automóveis, feito a partir da cana-de-açúcar), na presença de um catalisador (substância que acelera o processo químico), que produz biodiesel e, como subproduto, a glicerina (produto usado nos sabonetes).