Lula conversou com Bush sobre biodiesel
Ao falar dos êxitos econômicos e dos novos projetos de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou, em seu discurso na sede do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), em Fortaleza, uma conversa com o presidente dos EUA, George W. Bush.
Sobre Bush, Lula lembrou a conversa que teve com ele no início deste mês, quando o presidente norte-americano o visitou em Brasília. O encontro foi na Granja do Torto, residência oficial da Presidência --que Lula chamou de "minha casa".
Lula disse que para se ter idéia da importância do assunto "no almoço que tive com o presidente Bush na minha casa, 90% da conversa era sobre o biodiesel, porque os americanos estão também preocupados com o petróleo e estão querendo produzir o biodiesel. Eu disse: olha, nós temos terra, sol, água, gente boa para trabalhar, não temos furacão, não temos neve, não temos maremoto nem terremoto, aqui é paz e amor este país, aqui pode investir que não tem problema."
Lula falou da resistência da estatal Petrobras em apoiar o projeto de biodiesel, "como um irmão que sente ciúme na hora em que vai nascer um irmãozinho". Para ele, o projeto será a "redenção do Brasil".
O presidente também exaltou a Petrobrás. “O presidente da Petrobrás deveria ser eleito pelo voto direto. Vai ter dinheiro para gastar assim!”
“Embora tenhamos conquistado nossa independência, uma parcela das cabeças das pessoas ainda estava colonizada. Mas nós temos um passo a mais para que houvesse uma maior integração na América do Sul", disse Lula.