Analisar, diagnosticar e propor um modelo conceitual de gestão para a cadeira produtiva do biodiesel da mamona, ainda em formação, visando garantir a sua competividade e sustentabilidade, com foco no Estado do Ceará.
Este é o objetivo do livro "A cadeia produtiva do biodiesel da mamona no Ceará", de autoria do pesquisador Ricardo de Albuquerque Mendes. A obra integra a coleção Série BNB Teses e Dissertações, editada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão do Banco do Nordeste.
Para Ricardo Mendes, a cadeia produtiva do biodiesel da mamona, e de outras oleaginosas, deve priorizar a agricultura familiar, a produção descentralizada e não excluir rotas tecnológicas para produzir impactos sociais e ambientais positivos. Segundo ele, essa proposta diferencia-se da experiência do proalcool, que teria provocado a substituição da agricultura familiar pela monocultura, gerando grande concentração de renda e um grande contingente de trabalhadores informais.
Os resultados do estudo apresentados neste livro darão subsídios para a formulação de políticas nas várias instâncias de governo, principalmente no que diz respeito à forma de produção (solidária), à gestão da biomassa em um contexto de desenvolvimento sustentável e, em última instância, colaborar com a estratégia do Programa Fome Zero de erradicação da extrema pobreza e conquista da cidadania da população mais vulnerável à fome.
A consolidação da cadeia produtiva do biodiesel da mamona no Ceará contribuirá para viabilizar uma fonte de energia capaz de substituir as formas de energia fósseis poluentes e não-renováveis, além de possibilitar a geração de renda no campo e, em particular, na região estudada, o Sertão Central Cearense.
Quem quiser adquirir o livro deve entrar em contato com a Central Cliente Consulta, do Banco do Nordeste, pelo telefone 0800 728 30 30 (ligação gratuita).