PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Portugal: Isolux e Grupo Santander aliam-se para dominar setor espanhol do biodiesel


AmbienteOnline.pt - 15 mar 2006 - 06:32 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

 A Isolux, o grupo Santander e uma equipa de executivos encabeçada por António Portela, ex-director da Comunitel, pretendem criar a Infinita Renovables, de forma a entrarem em força no mercado dos biocombustíveis.

O objetivo passa por tornar a futura empresa no maior produtor de biodiesel de Espanha até 2008, prevendo a produção de 900 mil toneladas anuais e controlando 45 por cento do mercado. Os promotores pretendem concluir o financiamento para a operação em 15 dias.

A maioria do capital da Infinita Renovables (50 por cento) estará nas mãos da Isolux, estando outros 25 por cento na posse do grupo de Portela, responsável pela gestão. A restante parte pertencerá ao Santander, em cinco por cento, que participará como sócio financeiro, e a outros accionistas financeiros, industriais e agrícolas, que serão eleitos nas próximas duas ou três semanas pelos sócios promotores.

De acordo com o «Cinco Días», serão construídas três unidades de produção que irão contar com tecnologia europeia (alemã ou austríaca) de fluxo contínuo, sendo instaladas na vertente atlântica e mediterrânica. O objectivo é destinar entre 60 a 70 por cento da produção ao mercado espanhol e o resto para exportação, principalmente para o Reino Unido, Alemanha e países nórdicos.