PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Fábrica de biodiesel começa a funcionar em Terra Nova do Norte


Jornal Mato Grosso do Norte - 19 jun 2008 - 05:40 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

A usina de biocombustivel deve começar a funcionar num prazo de três meses em Terra Nova do Norte. A equipe técnica ajusta as últimas engrenagens, sob orientação do projetista Aldo M. Silva premiado internacionalmente pela criação de projetos e implantação de usinas em vários estados e países.

O projeto feito especialmente sob medida para Terra Nova do norte vai extrair combustíveis de matéria prima como sebo, Pinhão Manso, gordura reciclada de cozinha, toda e qualquer gordura animal ou vegetal.

O processo todo é de reaproveitamento total da matéria - prima. Isso quer dizer que nenhum resíduo vai para o meio ambiente. A usina é considerada ecologicamente correta e a viabilidade econômica dela é grande. A princípio calcula-se uma produção de cerca de 50 mil litros por dia o que daria para abastecer mais ou menos 100 carretas por dia.

O projeto e implantação custou ao grupo R$ 3 milhões com um retorno financeiro de cerca de R$ 100 mil por dia, que será investido em produção e captação de matéria- prima. Terra Nova do Norte será beneficiada entre outras coisas com a geração de empregos diretos e indiretos, com mais uma alternativa de renda para os produtores agrícolas da região que vão cultivar o pinhão manso.