PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Agricultura: cummins terá motor para rodar com 20% de biodiesel em 2009


Safras - 30 nov 2006 - 18:20 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

 Pioneira na pesquisa e no desenvolvimento de motores para uso de biodiesel, a Cummins terá, a partir de janeiro de 2009, condições de colocar no mercado brasileiro motores certificados e aptos a rodar com uma mistura de até 20% de biodiesel (B20) ao diesel convencional.

A informação foi passada pelo gerente de Marketing da empresa Luis Chain Faraj durante coletiva realizada nesta quarta feira (30), em São Paulo. Ele ressaltou, no entanto, que o funcionamento adequado do motor com essa mistura depende de o combustível estar em conformidade com as normas ASTMD6751 (americana) e EN14214 (européia).

Ainda segundo Chain, nos experimentos já realizados até agora com a mistura em 5% (B5) a Cummins acumula um total de aproximadamente 300 mil quilômetros de testes em campo não se detectou nenhum problema com o desempenho nos motores testados. Definimos esse prazo - janeiro de 2009 - exatamente para que possamos realizar todos os testes necessários para garantir ao usuário que nosso motor apresentará o desempenho excelente que é nosso padrão, afirma Chain, adiantando que os testes com B20 começaram este ano.

Ele salienta que, em razão da reputação de motor confiável, resistente e econômico que a Cummins tem no mercado, é necessário ter plena certeza de que a operação com a mistura de biodiesel não afetará o motor. Não podemos colocar em risco a imagem e a boa reputação da companhia, observa Chain. Segundo o executivo, o programa de desenvolvimento de novos combustíveis, especialmente o do biodiesel, é parte importante da estratégia mundial de negócios da Cummins.

Para a Cummins, o aperfeiçoamento de um combustível alternativo com as características do biodiesel tem forte apelo de negócios em todo o mundo, na medida em que ele agrega uma série de vantagens aos combustíveis convencionais. Prova da importância dada pela companhia ao assunto é que existe nos Estados Unidos, uma divisão focada especialmente na nova tecnologia de desenvolvimento de combustíveis alternativos.

Disposta a sanar todas as dificuldades relativas ao novo combustível de uma forma rápida e eficiente, a Cummins, tanto no Brasil, quanto nos EUA, faz os testes com o biodiesel em parceria com diversos institutos de pesquisas além de fornecedores de peças e componentes. Os testes que já foram feitos envolvem ensaios de laboratórios para análise de características físico-químicas; testes de desempenho e de emissões de gases; testes de durabilidade em dinamômetro e testes de durabilidade em campo. As informações são da assessoria de imprensa da Cummins. (VA)