Biodiesel mineiro da Petrobras sai até setembro
A Petrobras inaugura, até setembro, a primeira usina mineira de biodiesel, em Montes Claros, no Norte do estado. A empresa pretende fabricar 170 milhões de litros do combustível este ano e tornar-se uma das líderes no mercado mundial. A escala vai ser parcialmente atingida, a princípio para consumo interno, somando-se a produção da usina de Minas; de Candeias, a 55 quilômetros de Salvador (BA), inaugurada hoje; e a de Quixadá (CE). No total, foram investidos cerca de R$ 300 milhões, distribuídos igualmente entre as três unidades.
Com a criação do primeiro complexo bioenergético nasce também a Petrobras Biocombustível. Hoje, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) anunciou os nomes dos diretores coorporativo e de finanças, industrial, de participações e de desenvolvimento agrícola e suprimentos. “Para cumprirmos as metas, apesar de termos ativos próprios, não descartamos adquirir novos ativos”, adianta o presidente indicado da nova organização, Alan Kardec.
Por causa da inflação agrícola, a empresa prioriza pequenos fornecedores. “O resultado econômico desse projeto está intimamente ligado aos arranjos produtivos integrados à agricultura familiar. Só assim vamos reduzir o impacto da alta volatilidade dos custos das commodities na composição do preço do biodiesel”, diz a diretora de gás e energia, Maria das Graças Foster, que será conselheira da empresa de biocombustíveis.
As três unidades da estatal de economia mista são as mais modernas do país, que hoje conta com 90 usinas cadastradas na Agência Nacional de Petróleo (ANP), das quais 52 estão prontas para operar. Para a construção da planta na Bahia foram contratados 1,3 mil trabalhadores e investidos R$ 101 milhões. A Intecnial Engenharia é a responsável pela integração dos serviços de operação das três indústrias. A tecnologia foi importada da norte-americana Crown Iron Works Company. Dos 3,7 mil pontos de controle são acompanhadas 1,2 mil variáveis do processo. “Investimos pesado para economizarmos cada vez mais”, destaca Foster.