PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Biodiesel já está disponível em 500 postos da rede Petrobras


Petrobras - 12 jun 2006 - 22:56 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Desde o ano passado o biodiesel já é vendido em três postos de Belém (PA). Atualmente, o produto já está disponível em 500 postos de diversos estados de todo o país. Mais de 90% do biodiesel adquirido pela Petrobras junto aos produtores foram recomprados pela Petrobras Distribuidora. No total, os dois leilões públicos realizados venderam 240 mil metros cúbicos do produto.

A Companhia investiu, nos últimos dois anos, cerca de R$ 20 milhões para tornar suas instalações aptas a receber o biodiesel. Até o final do ano, 15 terminais e bases de distribuição em todo o Brasil proporcionarão a logística necessária para garantir o atendimento e o preço adequados para cada região. Biodiesel Petrobras

"A Petrobras Distribuidora, a única presente em todo o território nacional, tem papel fundamental no programa de biodiesel do Governo Federal, pois graças à sua estrutura de bases e terminais, reúne efetivas condições de distribuir o produto para todo o país, beneficiando o consumidor final. A distribuição e comercialização do biodiesel será, muito em breve, uma atividade de rotina para a Companhia, assim como acontece com o álcool e os derivados de petróleo", garante Graça Foster, presidente da Petrobras Distribuidora.

Para garantir a máxima eficiência nas operações com biodiesel, a Companhia está criando uma gerência executiva de Biocombustíveis e Novos Negócios, que ficará subordinada diretamente à presidência da Petrobras Distribuidora. "Não há dúvida que, no mundo atual, as preocupações com o meio ambiente são cada vez maiores; a tendência, portanto, é a diversificação do nosso portfólio de negócios. Seria temerário não complementar nossas fontes de geração de receita com combustível alternativo, incluindo aí o biodiesel", explica Graça Foster.

Em todo país

A meta dos 500 postos foi alcançada quase um mês antes do prazo inicialmente previsto. A informação foi dada pelo diretor da Rede de Postos e Serviços da Petrobras Distribuidora (BR), Reinaldo Belloti, em um posto da zona oeste do Rio, onde a empresa comemorou o fato de ter chegado a 500 postos da bandeira comercializando biodiesel.
Belloti não soube informar o número de postos que estará em operação até o final do ano, quando a distribuidora colocar o diesel com adição de 2% de biodiesel nos 27 estados da federação, por não saber da disponibilidade do produto até lá. Ele garante, porém, que o biodiesel já é uma realidade e vem tendo boa aceitação entre os consumidores.

Segundo Belloti, a aceitação do consumidor final é excelente. "Já estamos vendo algum movimento de procura pelo produto. Acho que a consciência ecológica da população brasileira está em um estágio de desenvolvimento muito acima da que estávamos em um passado recente. Isto está levando não só à aceitação, mas também à procura pelo produto", afirmou.

Belloti garantiu que a empresa dará continuidade ao plano de introdução do biodiesel na matriz energética brasileira. Para ele, os problemas de logística de distribuição estão equacionados e a empresa ainda tem produto para ampliar o número de postos atendidos.

"Chegaremos ao final do ano certamente ofertando diesel com o biodiesel em todos os estados", disse Belloti. Ele ressaltou, entretanto, que o número de postos no fechamento do ano dependerá muito mais da capacidade de produção dos fornecedores, porque, do ponto de vista da capacidade logística e de comercialização, a empresa já está pronta.

"O que temos que assegurar agora é que o biodiesel produzido no país será suficiente para que possamos efetuar a mistura em toda a nossa rede de mais de sete mil postos, em 1º de janeiro de 2008, como determina a lei", concluiu Belloti.

Confira a lista com todos 618 postos de Biodiesel do Brasil (atualizado em 13/06/2006).
Tags: Postos