PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Biodiesel

Biodiesel de dendê será produzido no Amazonas


Portal Amazônia - 16 jan 2008 - 07:29 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Em dois municípios do extremo oeste da Amazônia (Atalaia do Norte e Benjamin Constant, no Amazonas ) cem familias vão plantar 75 mil mudas de dendezeiro em 500 hectares com o objetivo de produzir biodisel de dendê.

O programa é patrocinado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no valor de R$ 3,350 milhões, com tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM),Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam).

A previsão é que a partir de 2012 a plantação já esteja produzindo 2,2 mil toneladas anuais de biodiesel de dendê, o que representará 25% do óleo diesel consumido para geração de energia elétrica nos dois municípios.

A intenção é que o óleo seja comprado pela geradora de energia para que o dinheiro circule nas comunidades, aumentando a oferta de emprego e renda local.  As áreas de floresta já alterada estarão na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

Cada família vai receber 5 hectares de plantio de dendê em suas propriedades.  O projeto vai fornecer adubo, mudas e a assistência técnica, enquanto as famílias entram com a mão-de-obra.

Segundo a Embrapa, no Brasil, somente a região amazônica e uma estreita faixa do litoral baiano apresentam condições de clima e solo favoráveis ao desenvolvimento da dendeicultura.

Tags: Dende