PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Biodiesel na Alemanha terá imposto diferenciado até 2011


Reuters - 26 jun 2006 - 10:55 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

 A Alemanha não pretende taxar integralmente o biodiesel puro até 2011, disse uma fonte da coalizão de conservadores e Social Democratas (SPD) na segunda-feira.

O governo planejava anteriormente impor sobre o produto os mesmos impostos existentes para o diesel convencional a partir de 2009.

Muitos países estão incentivando a produção de biodiesel para contrabalançar a alta nos preços do petróleo, mas a coalizão que governa a Alemanha disse em novembro que criaria novas taxas sobre o biocombustível para compensar a enorme perda de arrecadação com o diesel fóssil.

Apesar de meses de negociação, detalhes do plano ainda não foram estabelecidos. Acredita-se que o governo pretende impor em 1 de agosto uma taxa de 9 centavos de euro por litro de biodiesel na bomba, abaixo do plano anterior de 10 centavos. O imposto sobre o diesel convencional é de 45 centavos por litro.

O governo também planeja uma mistura obrigatória de biodiesel no diesel nas refinarias a partir de janeiro de 2007.

Na semana passada, as ações de duas produtoras alemãs de biodiesel caíram fortemente na bolsa de Frankfurt devido à preocupação a respeito dos planos de taxação.

Por Markus Wacket

Tags: Alemanha