PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Banco seleciona projetos de pesquisa e difusão sobre biodiesel


BNB - 10 ago 2006 - 00:56 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

O Banco do Nordeste está selecionando projetos de pesquisa e difusão tecnológica, cujo foco de estudo contribua para a modernização e solução de gargalos específicos da cadeia produtiva do biodiesel.

O prazo para recebimento das propostas vai até 11 de setembro, conforme horário e condições estabelecidos no Aviso Etene/Fundeci 01-2006, já disponível para consulta na página do BNB na Internet (www.bnb.gov.br).

No Aviso, também estão disponíveis todas as informações de interesse dos concorrentes. A divulgação do resultado da pré-seleção está prevista para 29 de setembro de 2006.

Estão sendo disponibilizados recursos da ordem de R$ 800 mil, não-reembolsáveis, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), administrado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do BNB. O valor individual de cada proposta de projeto de pesquisa ou difusão não poderá ser superior a R$ 100 mil.

Poderão apresentar propostas pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior, institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, todos sem fins lucrativos. A condição é que estejam na área de atuação do BNB (Nordeste, Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo).

PROJETOS ESPECÍFICOS

Procurando aumentar a efetividade no repasse dos recursos e a eliminação de gargalos de cadeias produtivas importantes para a Região, o BNB, a partir deste ano, está selecionando projetos em áreas pré-determinadas e consideradas prioritárias pela administração do Banco.

“Considerando que o biodiesel representa uma oportunidade tecnológica extremamente importante para o Brasil, e em particular para o Nordeste, já que pode contribuir para a geração de emprego e renda, inclusão social e redução das disparidades regionais, o BNB escolheu esse tema como um dos primeiros a serem trabalhados”, informa o superintendente do Etene, José Sydrião de Alencar Júnior.

De acordo com o Aviso, receberão apoio propostas selecionadas que se enquadrem nos seguintes temas: Desenvolvimento de novos produtos a partir da glicerina; Desintoxicação e aproveitamento da torta de mamona para ração animal; Multiplicação de sementes básicas e pré-básicas de mamona; Desenvolvimento de variedades de mamona adaptadas à baixa altitude; Difusão de tecnologias e sistemas de produção apropriados à produção de mamona para a agricultura familiar; e Desenvolvimento de sistema produtivo para a cultura do pinhão manso.