Negócio

A produção global de petróleo deverá superar com folga a demanda neste ano. Segundo a última edição do Oil Market Report, da Agência Internacional de Energia (IEA, sigla em Inglês), a oferta do combustível fóssil crescerá 2,5 milhões de barris por dia (bpd) em 2026, enquanto a demanda aumentará 930 mil bpd – ou seja, menos de 40% da elevação da produção.

O excedente de petróleo será bastante significativo neste trimestre, apesar do ataque dos Estados Unidos à Venezuela – que detém grandes reservas – e ao Irã, grande produtor mundial de petróleo. Na avaliação da IEA, o excesso de oferta compensou o risco geopolítico de interrupções no fornecimento, informa a Reuters.

Segundo o Oil Market Report, a oferta global de petróleo excederá a demanda em 4,25 milhões de barris por dia entre janeiro e março deste ano. Um excedente dessa magnitude representaria cerca de 4% da demanda mundial e seria maior do que as previsões atuais.

Para a agência, o cenário reforça o acúmulo já visível nos estoques, relata a Exame. Em 2025, as reservas globais aumentaram em 470 milhões de barris (1,3 milhão de bpd, em média), resultado de um ciclo de alta coordenada de produção, liderado por EUA, Canadá, Brasil, Guiana e Argentina.

O excesso de petróleo se reflete nos preços internacionais da commodity, mesmo diante dos solavancos provocados pelas ações de Donald Trump neste mês. A IEA mostra que os preços de referência do petróleo bruto subiram cerca de US$ 6/barril no início do ano, em decorrência dos desdobramentos geopolíticos no Irã e na Venezuela, mas recuaram em meados do mês com a diminuição das tensões.

Vale lembrar que a agência reviu para cima sua projeção de demanda para 2026, segundo a Argus Media. Antes, a IEA projetava que o consumo de petróleo cresceria em 860 mil bpd neste ano. No entanto, as expectativas mais altas de demanda pelo combustível fóssil na região Ásia-Pacífico e na África se ampliaram. Isso elevaria a demanda total para 105 milhões de barris diários – ainda assim, abaixo da oferta de 108,7 milhões de bpd prevista pela entidade.

Veja mais