Petróleo recua com indicação de queda da demanda por gasolina nos EUA
Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda acentuada nesta quarta-feira (21), pressionados por um relatório semanal amplamente negativo do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE, na sigla em inglês).
O contrato do petróleo Brent para dezembro fechou em queda de 3,31%, a US$ 41,73 por barril, na ICE, em Londres, enquanto o do petróleo WTI para o mesmo mês recuou 4,00%, a US$ 40,03 por barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York.
Mesmo que os estoques de petróleo bruto tenham caído na semana passada, o relatório do DoE indicou que a demanda por gasolina caiu mais uma vez na semana passada, indicando que a segunda onda de covid-19 nos EUA pode estar afetando mais uma vez a recuperação da demanda no país. Além disso, os estoques de gasolina também subiram o correspondente a 1,895 milhão de barris na semana passada, a 227,016 milhões de barris, ante expectativa de queda de 1,5 milhão de barris no período.
Os contratos do petróleo operaram em queda desde o começo do dia, pressionados pelos dados de estoques divulgados na terça (20) pelo Instituto Americano de Petróleo (API), mas ampliaram bastante as perdas após a divulgação dos dados oficiais do DoE.
Com as perdas de hoje, ambas as referências do petróleo apagaram não apenas os ganhos que vinham acumulando na semana, mas passaram a terreno negativo também no acumulado de outubro. Os contratos recuam mais de 2% na semana e mais de 0,5% no mês.
André Mizutani – Valor Econômico