Petróleo cai EUA estoques maiores do que o esperado nos EUA
Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda nesta quarta-feira (21), após os dados mais recentes de estoques da commodity nos Estados Unidos virem acima do esperado pelo mercado.
No fechamento, o petróleo tipo Brent (a referência mundial) com vencimento em julho teve queda de 0,71%, cotado a US$ 64,91 por barril, na Intercontinental Exchange (ICE). Já o WTI (a referência americana) com entrega prevista para o mesmo mês recuou 0,74%, a US$ 61,57, na New York Mercantile Exchange (Nymex).
Segundo o Departamento de Energia (DoE), os estoques da commodity subiram em 1,32 milhão de barris, para 443,158 milhões de barris, na semana encerrada na última sexta (16). O resultado representou uma desaceleração sobre a leitura anterior e contrariou o consenso dos analistas consultados pelo “Wall Street Journal”, que apontava para uma queda de 800 mil. Pouco após a divulgação dos números, os contratos inverteram o sinal e passaram a operar em queda.
Mais cedo, o petróleo exibia alta de mais de 1%, em meio a rumores de que Israel estaria se preparando para atacar instalações nucleares do Irã, de acordo com a “CNN”. Segundo a emissora americana, ainda não estaria claro se os líderes israelenses tomaram uma decisão final, mas a notícia foi suficiente para levar a um aumento no prêmio de risco nos preços da commodity.petr
Luana Reis – Valor Econômico