PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petrobras reduz preço da gasolina e do diesel nas refinarias


Valor Econômico - 27 jan 2017 - 10:16

A Petrobras reduziu os preços do diesel em 5,1% e os da gasolina em 1,4%, na média, nas refinarias, informou a companhia na noite desta quinta-feira. Os novos valores passam a vigorar a partir desta sexta.

Este é o segundo reajuste aplicado pela companhia em menos de um mês. No último dia 5, a companhia decidiu elevar o preço do diesel nas refinarias em 6,1%, em média.

A estatal atribuiu o novo reajuste ao efeito da valorização do real desde a última revisão de preços e aos ajustes na competitividade da Petrobras no mercado interno.

A empresa também destacou que houve uma redução dos preços dos derivados nos mercados internacionais, especialmente do diesel, que registrou uma elevação de estoques em função de um inverno menos rigoroso que o inicialmente previsto no Hemisfério Norte.

A Petrobras destacou ainda que os novos preços continuam com uma margem positiva em relação à paridade internacional, conforme o princípio da nova política de preços da companhia – que prevê a revisão dos preços pelos menos uma vez a cada 30 dias.

A estatal reiterou, ainda, que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados e que as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor.

Segundo as projeções da Petrobras, se o reajuste feito hoje for integralmente repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode cair 2,6% (ou cerca de R$ 0,08 por litro), em média, e a gasolina, 0,4% (R$ 0,02 por litro), em média, nas bombas.