PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
2ª e 3ª geração

Solazyme obtém registro de diesel microbial nos Estados Unidos


Assessoria de Imprensa Solazyme - 07 ago 2012 - 10:54
solazyme diesel_microorganismo_070812_copy
A americana Solazyme, fabricante de óleos renováveis e bioprodutos, informou ter obtido registro do diesel renovável de origem microbial SoladieselRD junto à Agência de Proteção Ambiental (EPA), órgão do governo americano responsável por questões sobre meio ambiente e recursos naturais. Com o registro, a empresa está habilitada a comercializar o biocombustível no mercado americano, tanto em misturas com diesel convencional como em forma pura (R100).

Bob Ames, vice-presidente para comercialização de combustíveis da Solazyme, destaca que o SoladieselRD é o primeiro biocombustível microbial a ter a comercialização autorizada pela EPA para ser usado de forma direta, ou seja, sem a necessidade de ser misturado. O executivo acrescenta ainda que os demais combustíveis da empresa, entre eles, Soladiesel e Solajet, têm passado por extensivos testes em carros, caminhões, ônibus, aeronaves, embarcações militares e até cargueiros marítimos.

“Os biocombustíveis avançados e de performance superior que produzimos são, sem dúvida, contribuições para a redução de emissões de gases de efeito estufa e para viabilizar a independência energética às fontes fósseis. O registro de SoladieselRD na EPA é para a Solazyme um importante marco em sua missão de disponibilizar ao mercado soluções drop in, ou seja, que não demandam readequações nos motores em que são utilizados, tampouco na infraestrutura de refino já existente, enquanto elevamos nossa capacidade produtiva”, destaca Ames.

Os testes realizados pela EPA para o registro do combustível demonstraram que SoladieselRD atingiu – e, em alguns casos, até superou – as especificações estabelecidas pela norma ASTMD975. O desempenho foi essencialmente equivalente ao diesel de origem fóssil e ate reduziu níveis de emissão de NOx em aproximadamente 10%. Em relação à qualidade de combustão, SoladieselRD apresentou número de ceteno , um dos parâmetros que avalia a eficiência da combustão, maior que 78, ou seja, eficiência de combustão 60% superior ao diesel padrão comercializado nos Estados Unidos.

SoladieselRD é o primeiro combustível derivado de microalgas testado eficazmente em avaliações de longa duração. Esses testes têm sido realizados por meio de cooperações estabelecidas entre a Solazyme e diferentes organizações, como a Marinha Americana (certificação de diesel marítimo e combustível de aviação), a Volkswagen of America (teste de biocombustível em veiculos a diesel originais, sem modificações), a Genentech e a United Airlines (que já adquire combustíveis de aviação da Solazyme para uso em voos comerciais como parte do programa Eco-Skies).
Tags: Solazyme