PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Diesel renovável

Vibra passa a usar diesel verde em frota que opera no Aeroporto de Guarulhos


BiodieselBR.com - 23 jan 2025 - 11:38

Os caminhões da BR Aviation – braço da Vibra dedicado aos combustíveis de aviação – que operam dentro do Aeroporto de Guarulhos passaram a ser abastecidos com 10% de diesel verde. Esse percentual se soma aos 14% de biodiesel já contidos no óleo diesel, trazendo o total de renováveis para 24%. A mudança foi implementada no mês passado.

Fabricado a partir da reação entre óleos e gorduras renováveis e hidrogênio, o diesel verde é quimicamente idêntico ao diesel de petróleo e, por isso, pode ser usado até mesmo puro em motores sem qualquer modificação. Seu uso tem crescido em nível mundial. Nos Estados Unidos, ele já supera o biodiesel como principal alternativa ao diesel fóssil.

Esforço Voluntário

A mudança é voluntária. Embora a Lei do Combustível do Futuro determine metas para o uso de até 3% de diesel verde, seu uso só deve se tornar obrigatório a partir de 2027. A expectativa da empresa é – no futuro – aumentar ainda mais o percentual de diesel verde presente nos combustíveis usados por sua frota. ]

A empresa já usa o produto há dois anos nos caminhões que atendem o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

A expectativa é que a adoção do diesel verde nas operações de Guarulhos reduza as emissões da empresa de 80 toneladas de CO2 por ano. A Vibra tem como meta zerar suas emissões dos escopos 1 e 2 ainda este ano.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com