Petrobras começa seleção de fornecedores para biorrefinaria de Cubatão (SP)
A Petrobras está se preparando para tirar sua primeira biorrefinaria do papel. Nessa quarta-feira (20), a petroleira anunciou que está abrindo o processo de licitação que irá selecionar os primeiros fornecedores para a execução do projeto para a instalação de uma unidade de produção de bioquerosene de aviação e de diesel verde em Cubatão (SP).
Com investimento previsto de US$ 600 milhões, a construção dessa nova planta anexa à Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) havia sido anunciada ainda em dezembro de 2022.
Esse projeto integra os US$ 4,3 bilhões que a estatal destacou para bioprodutos em seu plano de negócios para o período 2025/29.
A licitação que se encontra aberta vai selecionar o fornecedor da unidade de pré-tratamento de matérias-primas do futuro complexo. O projeto prevê capacidade de processamento de aproximadamente 950 mil toneladas de óleos e gorduras por ano alimentando a produção de até 16 mil bpd – cerca de 2,55 mil de m³ diários – de bioprodutos.
Pelo cronograma anunciado, as obras devem ser iniciadas no final de 2026. Em 2027 começam a valer as metas de descarbonização do setor de aviação estabelecidas pela Lei do Combustível do Futuro e do Esquema de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional (Corsia, na sigla em inglês).
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com