PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Projeto de miniusina de biodiesel da Copel está suspenso


BiodieselBR.com - 25 out 2011 - 09:53 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:18

Desde janeiro de 2010, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) espera para montar uma miniusina de biodiesel que fará parte de um projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

A iniciativa pretende otimizar a cadeia produtiva do biodiesel no Estado, com mini usinas que integrassem desde o plantio dos grãos por cooperativas da agricultura familiar até a produção de biodiesel, passando por todas as etapas intermediárias do processo com o aproveitamento integral de todos os coprodutos da cadeia.

Embora as obras para a instalação da usina tenham sido iniciadas em março do ano passado, desde então a implantação do projeto se tornou uma novela. A licitação para a compra dos equipamentos foi adiada mais de uma vez por diversas razões. Entre elas a assinatura de um convênio criado para viabilizar o projeto de pesquisa e a realização de correções nas regras do edital de compra do maquinário.

Contudo, o projeto está com tudo pronto para ser lançado, pelo menos, desde dezembro passado, mas até agora ele não saiu do papel e não existe qualquer perspectiva de quando ele será retomado.

O gerente assistente da Superintendência de Energias Renováveis da Copel, Noel Massinhan Levy, confirma que o projeto se encontra temporariamente suspenso.

Está sendo analisada uma mudança significativa no projeto: a mudança do sítio de instalação da miniusina. Originalmente ela deveria ser instalada no município de São Jorge d’Oeste, no oeste do Paraná.

Segundo o gerente, por enquanto não existe nenhuma previsão de prazo para o retorno das atividades.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Tags: Copel