PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Petrobras e mais duas empresas deixam a Ubrabio


BiodieselBR.com - 30 jun 2011 - 11:38 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Pelo jeito as coisas ainda não entraram nos eixos na União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio). Desde o racha ocorrido durante a reunião do dia 13 de maio passado, a antes inconteste entidade representativa do setor brasileiro de biodiesel vem perdendo membros. A sangria parecia ter sido estancada no começo de junho, mas deu sinais de piora hoje, quando mais três empresas saíram da lista de empresas associadas: Petrobras Biocombustível, Bio Óleo e Cooperfeliz.

A Petrobras Biocombustível possui três usinas próprias que somam quase 434,5 milhões de litros de capacidade autorizada por ano. A adesão da estatal na entidade foi um processo longo e havia sido uma conquista importante para a entidade.

As mato-grossenses Bio Óleo e Cooperfeliz são usinas de pequeno porte – com capacidade autorizada para produzir 3,6 e 2,4 milhões de litros de biodiesel por ano, respectivamente.

Com isso, a lista das empresas associadas à Ubrabio, que já contou com 44 nomes, agora está reduzida a somente 25. Dessas 25 empresas somente 14 são usinas. A Ubrabio passa a representar cerca de 1,9 bilhão de litros em termos de capacidade autorizada.

Ainda não está claro o que cada uma das usinas que se desligou da Ubrabio fará, mas sabe-se que uma parte dos dissidentes tem conversado a respeito da criação de uma nova entidade representativa para o setor de biodiesel e, há poucos dias, BiodieselBR descobriu que um dos empresários que vem articulando essa nova entidade havia registrado o endereço web www.aprobio.com.br.

Caso todas as usinas dissidentes resolvam aderir à nova associação, ela vai nascer representando um total de 3,2 bilhões de litros de biodiesel.

Atualização: Um dia após a saída da Petrobras, a JBS também se desfiliou da entidade. Mais detalhes sobre essa saída aqui.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com