PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

[atualizado] Onze dias depois, leilão 22 segue aberto


BiodieselBR.com - 03 jun 2011 - 08:06 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

O 22º Leilão de Biodiesel da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) continua aberto mais de uma semana depois de encerrada a fase de lances e onze dias depois de iniciado.

Conforme noticiado com exclusividade por BiodieselBR, o impasse está sendo causado pela possível desclassificação da Comanche, que pode estar com problemas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e deverá perder o item de 7,5 milhões de litros de biodiesel que conseguiu arrematar no leilão.

Pela regra que a agência adotou no último leilão, esse item deveria passar para a segunda colocada: a BSBios de Passo Fundo. O problema é que, caso tenha que assumir esse novo item, a usina iria de 30,5 milhões para 38 milhões de litros, estourando o teto de 80% de sua capacidade autorizada trimestral que pode vender em cada leilão. Para a BSBios o limite de venda é de 31,9 milhões de litros. Isso provocaria um efeito cascata e repetiria a situação do leilão 21 no qual foi preciso rearranjar diversos itens depois que a ADM perdeu o direito de participar do primeiro lote do certame.

A ANP está tentando encontrar uma forma de evitar mais esse embaraço e fez uma consulta à sua Procuradoria Federal para saber se há uma brecha que permita cancelar esse item de uma vez por todas sem ter que repassá-lo para a BSBios. A consulta foi feita no dia 30 de maio, mas, até agora, não houve nenhum retorno.

Segundo pregoeiro da agência, Rafael de Carvalho Lins, como esse leilão arrematou um volume superior à demanda, a falta desse item não chegaria a colocar a mistura obrigatória em risco. No entanto, o atraso para o encerramento do certame pode acabar prejudicando a aquisição de matéria-prima das usinas e o cronograma das distribuidoras. Após o encerramento do leilão ainda será necessário a sua homologação para só então as usinas assinarem os contratos. E só com a homologação é possível realizar o releilão para as distribuidoras.

Atualização 03/06 - 17h45m:

Nesta sexta-feira o pregoeiro suspendeu pelo nona vez os trabalhos do 22º leilão. Qualquer mudança no resultado só sairá a partir das 11h de segunda-feira (06).

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com