PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Evolução do dendê na Indonésia serve de alerta para o Brasil [Vídeo]


BiodieselBR.com - 27 jul 2011 - 06:07 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Há poucos dias a revista Time divulgou uma reportagem em vídeo retratando os problemas ambientais que a expansão do cultivo de palma de óleo, também conhecido como dendê, vem causando na Indonésia. O vídeo foi realizado em parceria com o International Reporting Project.

Embora relativamente menos importante aqui no Brasil, o óleo de palma é o óleo vegetal mais consumido do planeta. Ele abastece praticamente um terço do mercado mundial de óleos. Boa parte dessa demanda tem sido atendida por países do sudeste asiático, particularmente a Indonésia e a Malásia – donas de 87% da produção mundial dessa oleaginosa.

Recentemente o Brasil lançou o programa Palma de Óleo, promovendo a expansão da cultura do dendê. A experiência asiática deve ser acompanhada de perto pelas autoridades brasileiras para garantir que com o desenvolvimento da planta em território nacional não tenha problemas semelhantes.

Forte crescimento
Nos dez anos entre 1995 e 2005, a área plantada com palma de óleo na Indonésia cresceu 3,5 milhões de hectares, mais do que dobrando de tamanho.  Não demorou para que organizações ambientalistas globais começassem a divulgar que esse crescimento vertiginoso estava acontecendo às custas da devastação indiscriminada de florestas tropicais. O ritmo da devastação era tão intenso que, mesmo com uma produção industrial pequena, a Indonésia se tornou a terceira maior emissora de gases de efeito estufa do planeta. Em 2007, o Greenpeace começou a levar grupos de jornalistas para ver a situação em primeira mão.

As denúncias colocaram em dúvida as credenciais ambientalmente corretas do biodiesel. Havia a expectativa de que o óleo de palma asiático pudesse atender boa parte da demanda européia de biodiesel.

Mais de quatro anos depois que o caso começou a ganhar destaque na mídia global por causa das denuncias dos ativistas, o governo da Indonésia ainda patina para encontrar o balanço correto entre a expansão das culturas comerciais e a preservação do meio ambiente. A reportagem do Time retrata as tensões entre as companhias que faturam com a palma e as comunidades locais que controlam as terras necessárias ao cultivo.

Vídeo (em inglês):


Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Tags: Dende Palma