PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Diesel renovável da Neste Oil é diferente de biodiesel


BiodieselBR.com - 14 mar 2011 - 06:19 - Última atualização em: 17 ago 2015 - 09:47

O óleo produzido na nova usina da Neste Oil, inaugurada na última quarta-feira, em Cingapura, não é o biodiesel, mas outra espécie de biocombustível conhecido como diesel renovável. A diferença está na composição química do produto final e na tecnologia usada para obtê-lo.

O produto da Neste Oil, embora também seja produzido a partir de óleos vegetais, é formado apenas por hidrocarbonetos saturados, portanto não contém oxigênio, enxofre ou compostos aromáticos.

O NExBTL, nome comercial do diesel renovável patenteado pela multinacional finlandesa, é obtido por um processo de hidrogenação catalítica do óleo vegetal. Não há resíduo de glicerina, porque a hidrogenação transforma sua cadeia no hidrocarboneto correspondente, o propano. O processo remove o oxigênio do óleo, por isso o diesel obtido não é oxigenado como o biodiesel transesterificado.

Diferentemente do biodiesel convencional, que é amarelo, o combustível hidrogenado é claro e incolor, com um bom número de cetano (85 a 99) e propriedades até melhores que as do diesel de petróleo. Por ser quimicamente idêntico ao diesel fóssil, não requer modificações ou precauções com o motor.

Diesel de cana
Outra tecnologia para a produção de óleo diesel a partir de plantas foi desenvolvida pela multinacional de biotecnologia Amyris. Usando leveduras geneticamente modificadas, a empresa conseguiu produzir hidrocarbonetos em vez de álcool pela fermentação do caldo de cana-de-açúcar. Com a tecnologia, é possível obter combustíveis como diesel e querosene de aviação idênticos aos derivados de petróleo, mas livres de enxofre.

Controlada pela petrolífera Total, a Amyris tem sede na Califórina. Sua filial brasileira se prepara para iniciar a produção do diesel de cana ainda neste ano.
Tecnologia semelhante foi desenvolvida pela companhia americana LS9, que usa uma bactéria, também modificada por engenharia genética, para produzir diesel renovável pela fermentação do melado de cana.

amyris-diesel.jpg

Ari Silveira - BiodieselBR.com