PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Crise na Ubrabio: quem saiu e quem ficou


BiodieselBR.com - 24 mai 2011 - 12:18 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

No último dia 13 de maio, a União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio) rachou durante uma reunião extraordinária. Cinco dos seis vice-presidentes do Conselho Superior renunciaram a seus cargos e decidiram abandonar de vez a entidade, precipitando uma onda de pedidos de desligamento entre os associados descontentes.

A tensão já vinha se acumulando há algum tempo por causa dos recorrentes maus resultados nos leilões da ANP e de discordâncias em relação a forma de atuação da entidade. Os dissidentes já falam até em formar uma nova entidade representativa do setor.

A Ubrabio atualizou em seu site a lista de associados e de participantes de seu Conselho Superior. De acordo com essa atualização é possível ter uma ideia mais clara da divisão.

A lista do Conselho Superior da Ubrabio agora só exibe os nomes do presidente da entidade, Juan Diego Ferrés (Granol), e do vice-presidente financeiro, Irineu Boff (Oleoplan). Foram removidos os nomes dos ex-vice-presidentes: Silvio Rangel (Barrálcool), Marco Antônio Moura de Castro (Brasil Ecodiesel), Geraldo Guilherme Neuber Martins (Fertibom), Erasmo Carlos Battistella (BSBios) e Alberto Borges de Souza (Caramuru).

No início do mês, antes de estourar a crise na entidade, 10 novos associados foram aprovados para a entidade, e, na época, a Ubrabio informou para a BiodieselBR que tinham exatamente 50 associados. Agora, de acordo com a atualização no site, a relação caiu para 25 nomes.

Considerando apenas os associados produtores de biodiesel que constam como associados no site da Ubrabio, a entidade reúne uma capacidade de 2,477 bilhões de litros por ano. Já as usinas que não aparecem no site, mas que estão aptas a participar dos leilões, somam 3,357 bilhões de litros. Em termos de participação no último leilão, os associados ficaram com 52.62% do volume vendido.

A Ubrabio disse que formalmente 11 associados deixaram a entidade (veja tabela abaixo), no entanto, comparando a listagem de associados divulgada durante o evento que comemorou os quatro anos de criação da Ubrabio com a última atualização do site, elaboramos a lista abaixo:

Atualização: Após a publicação desta notícia a Ubrabio atualizou a lista de associados. Para ver as mudanças clique aqui.

Permanecem na Ubrabio segundo a lista disponível no site:

Não aparecem mais na lista de associados da Ubrabio:

Basf
Cesbra
Delta
Grupal
Sementes Cabral

Palmaplan
CLV

B100 Energy
Binatural
Bianchini
Bio Óleo
Biopar do Paraná
Biopar do Mato Grosso
Biotins
Caibiense
Camera
Comanche
Cooperfeliz
Dedini
Evonik
Fiagril
GEA Westfalia
GPC Quimica
Granol
Intecnial
JBS
Linker Consultores Associados
Oleoplan
Petrobras
BDI & Tecnal
TD New Energy

Agrodiesel
Biocapital
Bionasa
BSBios
Caramuru
Fertibom
Olfar
Biocamp
Barracool
Cooperbio
Bioverde
As quatro unidades da Brasil Ecodiesel

BSBios Marialva


Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com