PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Ubrabio passa por momento delicado e eleição pode ser antecipada


BiodieselBR.com - 25 abr 2011 - 14:53 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Fundada em maio de 2007 para defender os interesses da cadeia de produção de biodiesel como um todo, a União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio) parece estar passando por um racha interno.

A equipe do portal BiodieselBR  conseguiu apurar que estão marcadas duas reuniões extraordinárias – uma para 03 e a outra para 13 de maio – que têm como possível pauta a eleição de um novo Conselho de Administração para a entidade.

Ainda não estão claros os motivos que levaram a divisão interna na entidade e nem quem serão os candidatos nessa possível eleição do mês que vem, mas o clima no ar é de visível desconforto. Tanto assim que a maioria das fontes ouvidas por essa reportagem ou foram rápidas em desconversar – alegando desconhecimento da situação – ou só toparam falar caso seus depoimentos fossem mantidos estritamente off the record.

O que fica claro é que há um descontentamento entre os associados da Ubrabio que uma fonte próxima à entidade chegou a qualificar como “imenso”.

Aparentemente um potencializador desse sentimento foram os resultados desapontadores obtidos pelas usinas nos últimos leilões de biodiesel. “O óleo de soja está R$2.500 [a tonelada], como é que tem gente vendendo biodiesel a R$ 1.900 [o metro cúbico]? Se esse estado de coisas persistir, vai ter gente que não vai conseguir chegar no final. A conta não fecha”, comentou outra fonte que pediu anonimato.

Ainda segundo essa fonte, dinheiro não é a única causa do mal-estar. Há também a percepção de que a Ubrabio estaria deixando de cumprir o papel de liderança que o setor espera dela tanto na discussão de um novo marco legal para o setor quanto na briga por condições melhores para os leilões de biodiesel. Mais sério do que isso é o sentimento de que a entidade dá mais atenção às usinas verticalizadas da área de soja do que às demais. “Trabalhar assim é ter uma visão míope. É possível fazer o setor todo avançar”, conclui.

A última eleição da Ubrabio aconteceu no dia 26 de maio do ano passado quando a entidade completou três anos de existência. O mandato previsto no estatuto é de três anos, o que significa que novas eleições para o posto não deveriam ser convocadas antes de 2013.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com