PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Nesta quinta-feira consulta pública discutirá uso de biodiesel no diesel marítimo


BiodieselBR.com - 13 set 2011 - 08:27 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Está marcada para essa quinta-feira (15) a audiência pública convocada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para debater a adição experimental de biodiesel no óleo diesel marítimo. Ao contrário dos combustíveis terrestres no qual se mistura 5% de biodiesel, o diesel marítimo não recebe a adição do biocombustível.

Ainda não é dessa vez que a mistura vai ser feita comercialmente, a resolução que foi posta em discussão diz respeito apenas ao uso experimental em projetos de pesquisa. Isso quer dizer que a mistura será realizada apenas durante prazos e quantidade de embarcações delimitadas e devidamente autorizados pela ANP.

Uma das maiores preocupações é como as misturas de diesel mineral com biodiesel vão se comportar em ambientes muito expostos à umidade. O biodiesel é bastante higroscópico – ele absorve água do ar com muita facilidade –, o que poderia causar problemas nos motores das embarcações. A resolução da ANP demanda que todos os testes acompanhem os efeitos negativos causados por cauda da contaminação do combustível pela água.

A audiência pública que acontece nessa quinta-feira na sede da ANP na cidade do Rio de Janeiro deve reunir representantes do setor de combustíveis para debater as regras que deverão ser seguidas pelos interessados em conduzir testes. Qualquer parte interessada devidamente cadastrada poderá se manifestar durante a reunião.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com