PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Biodiesel e diesel de cana avançam no transporte público


BiodieselBR.com - 21 out 2011 - 09:08 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:18

Na última segunda-feira, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou quatro empresas paulistas de transporte público a usar misturas maiores de biodiesel em suas frotas. Hoje, mais duas autorizações similares foram emitidas pela agência, embora uma delas seja para a realização de testes com diesel renovável feito a partir de cana-de-açúcar fabricado no Brasil pela Amyris.

Um dos documentos publicados hoje pela ANP dá sinal verde para a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) use de forma experimental uma mistura de 65% de óleo diesel mineral, 5% de biodiesel e 30% de diesel de cana-de-açúcar.  Os testes serão feitos na capital fluminense numa frota de 30 ônibus pertencentes à Viação Saens Peña e serão limitados a um consumo de 83 mil litros por mês.

A intenção da Fetranspor de testar o novo biocombustível já havia sido anunciada em julho passado. Testes similares estão em andamento também em São Paulo.

Além dessa autorização, foi publicada outra que libera a Tupi Transportes Urbanos Piratininga a abastecer sua frota de ônibus de transporte público de São Paulo a rodar usando B20. A empresa poderá consumir até 8,4 milhões de litros da mistura por ano.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com