PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Selo Biocombustível Social

Unicafes organiza seminário sobre Selo Social


BiodieselBR.com - 24 jul 2023 - 15:51

Embora a promoção da agricultura familiar no Norte e Nordeste e no Semiárido esteja entre as metas do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) desde seu lançamento em 2005, esse objetivo nunca foi integralmente alcançado. Encontrar formas de virar esse jogo será a pauta do Seminário Bumba Meu Bio, reunião que vai será aberta nessa quinta-feira (27) em Maceió (AL).

Organizado pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), o evento terá dois dias de duração e vai reunir fabricantes de biodiesel, representantes do governo e da agricultura familiar. “Vamos realizar em Alagoas, pela primeira vez no Brasil, um evento regional do biodiesel focado na produção dos agricultores familiares do Nordeste.”, aponta o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo.

Muito a fazer

Há muito o que fazer. Segundo o balanço mais recente do Selo Biocombustível Social – programa que incentiva fabricantes a comprarem matérias-primas da agricultura familiar –, dos mais de R$ 8,82 bilhões que as usinas investiram no segmento, menos de R$ 478,5 milhões – 5,4% do total – foram produzidos no Norte e Nordeste.

Mas também há um novo ímpeto para mudar esse desequilíbrio. Cerca de um mês atrás, o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) abriram consulta pública para uma nova portaria que vai tornar obrigatório que pelo menos 20% dos recursos movimentados como parte do Selo Social tenha essas duas regiões como destino final.

O evento da Unicafes está marcado para acontecer no auditório do Sebrae em Maceió. As inscrições podem ser feitas clicando aqui

Serviço
Seminário Bumba Meu Bio
Data: 27 e 28 de julho
Horário: 8h às 17h
Cidade: Maceió (AL)
Local: Auditório do Sebrae Alagoas

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com