Perder o selo Combustível Social é perder mercado

// 08 março 2010 // Selo Combustível Social

O mercado sem o selo

O mercado sem o selo

A usina que perde o selo combustivel social, além do desconforto e prejuízo de imagem, precisará reformular toda sua estrutura de produção e comercialização.

O selo é a permissão para a empresa participar da venda de 80% do biodiesel brasileiro. Sem ele, a usina tem acesso a apenas 20% do mercado. E o pior, dentro dos 20% mais competitivos do mercado.

Das três empresas que perderam o selo, duas tem receitas exclusivas com a venda de biodiesel, a Brasil Ecodiesel e a CLV. A Agrenco, que atua principalmente no mercado da soja, estava parada, mas pretende voltar no próximo leilão. O lote para os que não tem selo ficará ainda mais disputado, pois a usina da Agrenco pode vender 47 milhões de litros, as duas da Ecodiesel 52 milhões de litros de biodiesel e a CLV 7 milhões. É quase o mesmo volume que se compra no lote para as usinas sem selo e que só poderá vender nele. É muito provável que a mesma disputa que foi vista nos itens pequenos do segundo lote do 17º leilão, aconteça também nos lotes grandes do 18º leilão.

Espero e faço votos que este fato seja apenas um acidente de percurso e logo essas usinas voltem ao principal bloco de venda de biodiesel.

Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



5 Comentários em “Perder o selo Combustível Social é perder mercado”

  1. Judson Barros disse:

    Para conhecer de fato o que é a Brasil Ecodiesel tem de saber da procedência da empresa no Piauí, principalmente como a empresa trata os trabalhadores da Fazenda Santa Clara. As condições são desumanas. 600 trabalhadores já ajuizaram ação trabalhista na Vara do Trabalho de São Raimundo Nonato-PI.

  2. Paulo Roberto disse:

    O Sr. Judson Barros, não fala que todas essas ações só foram ajuizadas, pq ele com uns advogadozinhos prometeram R$ 100.000,00 pra cada pessoa que entrasse com ação contra a Buriti Agrícola LTDA; dessa forma até eu que não sou “besta” entraria.
    Mas já na ultima semana, um desses advogados foi preso em Floriano/PI por estelionato; será mesmo que devemos confiar nessas pessoas? Será mesmo que o Sr. Judson não está só interessado na sua candidatura pra Deputado, da mesma forma de 4 anos atrás?
    Então, creio que deveremos analisar tudo isso.
    Conheçam a SANTA CLARA…
    Um grande abraço.

    Paulo Roberto

  3. jorge henrique disse:

    essa brasil é uma farsa,pra ela os profissionais não existem,tem um bando di cambada ,no escritorio que fica no ceara,que nunca trabalharam em uma empresa grande,e querem ser os bambambas,so fazem é afunda a empresa.bando de incompetentes.tratam os trabalhadores como nos não tivessemos estudado ,pra função,pois é ao contrario ,nunca foram habilitados pra função,bando de burros,tratam seus funcionarios ,melhor.

  4. Flavio Henrique disse:

    Gostei do comentário do Jorge Henrique,e,acredito que essa empresa deve ter desvio de dinheiro,pois,empresa nenhuma no mundo aguentaria somente um funcionário do Ceará acabar 5 carros por pura irresponsabilidade por um simples motivo farra.Pensem nisso antes de fechar qualquer negócio com essa farça.

  5. Ubirajara Amorim disse:

    Eu apenas não concordo com o difecerencial estabelecido para o percentual minimo de aquisição de materia prima da AF, pois as empresas que estão localizadas no Nordeste Brasileiro, enfrentam uma serie de desvantagens para as que estão em outras regiões como:
    Baixos incices indices de desenvolvimento sociais, desorganizaçao dos produtores da AF, baixos nivel tecnologico, solos degradados além de longos períodos de estiagem com acaba resultando em baixas produtividsdes, com isto prejudicando as empreas produtoras de Biodiesel do Nordeste por não conseguirem produto da Agricultura Familiar suficiente para atender os percentuais minimos estabelecidos pela Normativa do Selo Combustivel Social.

    Ubirajara Amorim

Deixe o seu comentário

Login