O pequeno agricultor e a policutura

// 16 junho 2010 // Selo Combustível Social

Policultura e o pequeno agricultor

Policultura e o pequeno agricultor

Estima-se que até o ano de 2050 o planeta terá nove bilhões de pessoas que precisarão se alimentar. A ONU alerta que para alimentar adequadamente toda essa gente a produção agrícola deverá dobrar.

Uma das alternativas para atingir esse objetivo é a policultura, principalmente nas pequenas propriedades. A produção de hortifrutigranjeiros pode ser feita durante o ano inteiro. Existem cultivares para o verão e para o inverno, como existem frutas com colheita na primavera e verão e outras com colheita no outono e inverno. O consórcio de verduras e legumes com pomares poderão trazer aos pequenos agricultores renda durante o ano inteiro.

Produzir é relativamente “fácil”. O problema do pequeno agricultor é fazer sua produção chegar ao consumidor a um preço justo e que remunere adequadamente. Trabalhando individualmente o pequeno agricultor não vai a lugar nenhum. Para conseguir sua renda anual serão necessários esforços e políticas públicas para orientar os agricultores e formar associações, pequenas cooperativas com o objetivo de transferir tecnologias de produção e principalmente recolher sua produção e comercializar junto a feiras, mercados, supermercados, Ceasas e até mesmo outros países.

Juntamente com a produção de alimentos as pequenas propriedades produzem restos orgânicos que podem ser transformados em energia e adubo. Com isto podem alcançar a auto-suficiente em energia e economizar na compra de adubo. Por falta de assistência técnica e orientação é comum ao andar nas pequenas propriedades rurais depararmos com restos de queimadas nos quintais, resultado da queima de folhas, galhos e outros restos orgânicos oriundos da limpeza dos quintais. Alguns agricultores também costumam queimar restos de culturas anteriores para limpar a área. Restos esses que em alguns meses se decompõem e se transformam em um excelente adubo e matéria orgânica que ajuda a preservar a umidade no solo.

Nos próximos anos o mundo precisará levar conhecimento e tecnologia para a população rural de países em desenvolvimento e subdesenvolvidos com terras agriculturáveis, pois será dessas terras que sairá os alimentos para essa crescente população.

Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



Um comentário em “O pequeno agricultor e a policutura”

  1. Viktor Unger disse:

    Enquanto os politicos amarram seus proprios projetos, nou tem otra esperansa, a nou ser; voltar na edade medoa e morer de FOME
    Obrigado; diviramse.

Deixe o seu comentário

Login