Depois do B5

// 28 janeiro 2010 // Biodiesel, Programa nacional

Alternativas à soja

"A produção de biodiesel com oleaginosas alternativas permitem arranjos produtivos regionais"

O ano começou com o B5 em vigor e a indústria produzindo volumes recordes de biodiesel. Para 2010 deveremos ter um volume 40% superior ao ano passado, com possibilidades de alcançar o topo da produção mundial.

Mas para continuar crescendo o setor de biodiesel não pode ficar restrito ao B5. É preciso aproveitar o último ano do governo que instituiu o PNPB e pressionar para uma alteração na Lei 11.097, para que se estabeleça metas de aumento de misturas anuais até 2020.

Minha sugestão é buscar 1% de aumento de 2011 a 2015 e 2% de aumento de 2016 a 2020. Com isso, chegaremos em 2020 com 20% de biodiesel no diesel. E, além disso, não podemos esquecer do B20 metropolitano e do consumo maior de biodiesel perto da produção.

Para que essas medidas ganhem apoio do governo é preciso por em prática o recado de Lula às usinas durante o anúncio do B5: O biodiesel não poderá depender da soja para continuar crescer. O governo poderá condicionar os novos aumentos de misturas à produção de óleos que não incluam a soja.

Cada usina deverá fazer sua parte para que o setor cresça. A produção de biodiesel com oleaginosas alternativas permitem arranjos produtivos regionais. Cabe as usinas escolherem a oleaginosa que melhor se adapta a região e incentivar seu plantio e garantir a compra.

Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



Deixe o seu comentário

Login