As variações nas previsões da Conab para a mamona

// 08 abril 2010 // Matéria-prima

Previsões da Conab

Previsões da Conab

No sexto levantamento da produção agrícola brasileiro divulgado em março passado a CONAB previu um expressivo aumento da área plantada com mamona no Brasil. Segundo o relatório, a área plantada passaria de 157,5 mil hectares plantados em 2009 para 214,7 mil hectares em 2010.

Já no último levantamento (o sétimo) divulgado esta semana, a área com mamona em 2010 encolheu para 147,4 mil hectares. Uma redução de 6,85% em relação ao ano anterior e de 45,6% em relação ao levantamento anterior.

Uma mudança de quase 50% de um relatório para outro é espantoso. Imaginam se fazem o mesmo com uma previsão sobre a soja. Nem uma nota ou explicação foi divulgada pela companhia sobre essa redução em seu relatório.

Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



2 Comentários em “As variações nas previsões da Conab para a mamona”

  1. Sergio Xavier Ferolla disse:

    Univaldo
    Se você ainda não conhece, sugiro se informar sobre uma variedade de mamona desenvolvida pela “Sementes Armani Ltda”, caminho ideal para viabilizar a produção dessa preciosa leguminosa.
    Ela é indescente e permite o plantio e a colheita com o mesmo equipamento utilizado na cultura da soja. Por ser uma espécie híbrida, seus grãos, na colheita, não germinam, caso caiam no solo. Por essa razão pode ser consorciada com a soja, como cultura de safrinha, com elevado rendimento.

  2. Francisco Schons disse:

    Sérgio, me dê seu email para contato, ou mesmo da ‘Sementes Armani Ltda”. Venho trabalhando com mamona desde 2004, mas as variedades conhecidas são desenvolvidas para agricultura familiar. O desenvolvimento da mamona só tem chances como cultura mecanizada mediante adensamento. Fiz um teste em 2008 com a variedade T1 de Vilson Machado em plantio adensado manual e mecânica plantio direto. Não houve diferença porque a semente nasceu mal (16%). Adubação de base cf. analise solo, porém, não apliquei cobertura nem redutor de crescimento, nem nada, em função do baixo Stand. Mas consegui colher com automotriz N.Holland TC 59, grãos com casca sem cápsulas, como convém para uzina de extração de óleo ‘a quente’. Temos produtores de soja interessados em organizar um grupo de mamona em Bagé,RS. Meu email: http://[email protected]. Se merecer sua atenção, agradeço com antecipação, pressagiando futuras negociações.

Deixe o seu comentário

Login