A economia do óleo de cozinha

// 02 setembro 2009 // Matéria-prima

Governos "fritam dinheiro" não promovendo a reciclgaem

Governos "fritam dinheiro" deixando de promover a reciclagem

O Departamento Municipal de Águas e Esgoto (DMAE) de Uberlândia (MG) divulgou os números de atendimentos para manutenção do esgoto da cidade de 500 mil habitantes.

Nos primeiros sete meses de 2009, 6,6% dos atendimentos efetuados pelos técnicos de manutenção se referem a entupimentos ocasionados por excesso de gordura nos canos. Em alguns bairros da cidade este índice sobe para mais de 16%.

O DMAE estima custos superiores a R$ 20 mil reais por mês com gastos somente com a manutenção de problemas ocasionados pelo óleo e gordura no esgoto. Este valor não inclui os gastos adicionais para o tratamento do esgoto com grande quantidade de gordura.

Com estes dados divulgados podemos projetar quanto cada cidade brasileira gasta por mês com problemas de entupimentos causados por óleos e gorduras na rede de esgoto.

Dessa forma, respeitando a mesma proporção da cidade de Uberlândia, a cidade de São Paulo com seus 11 milhões de habitantes, gasta 440 mil reais mensais somente com entupimentos provocados pelos óleos na rede de esgoto.

Esses gastos são apenas a ponta do iceberg. Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais de Saúde e demais instituições poderiam agora fazer as contas do quanto são gastos em saúde pública com doenças provocadas com o destino incorreto do óleo de cozinha usado.

E por enquanto nem previsão de Selo Social para quem faz biodiesel de óleo de cozinha usado e nem de um projeto nacional de incentivo a reciclagem desse óleo.

Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



3 Comentários em “A economia do óleo de cozinha”

  1. Gostaríamos de receber material didático e institucional do grupo Biodieselbr para divulgação no Prorgama Ecomaranhão/TV Difusora(SBT), levado ao ar todos os sábados às 8h:25′. O Programa tem como referencial regional sua linha editorial voltada para a SUSTENTABILIDADE e diversidade de conhecimentos com público cativo de mais meio milhão de telespectadores no Estado do Maranhão.
    Certos da atenção, fico no aguardo da resposta.
    Saudações a todos,
    end: Av. Camboa, 120. Cep 65.02050/Sistema Difusora de Comunicação//(098) 3214 3030
    Márcio Mendonça

  2. sandra disse:

    Eu tbm gostaria de receber material sobre a economia do óleo de cozinha para um trabalho de tcc e divulgar o vosso trabalho.
    fico no aguardo e desde já agradeço a atenção
    sandra
    curso de graduação em produção industrial

  3. Osmari disse:

    Olá! Estou fazendo meu TCC sobre óleo de cozinha, gostaria de receber algum material de apoio.
    Desde já agradeço.

Deixe o seu comentário

Login