Crambe (Crambe abyssinica) promissora planta para Biodiesel

// 03 maio 2007 // Biodiesel

Crambe abyssinica

O crambe (Crambe abyssinica – planta da família das brassicaceae) surge como planta com grande potencial para a produção de matéria-prima para biodiesel. As pesquisas realizadas pela Fundação MS de Maracajú MS, apontaram para uma produção entre 1.000 e 1.500 quilos por hectare. A grande tolerância à seca, à geadas e a sua precocidade são as grandes vantagens da planta, que floresce aos 35 dias e pode ser colhida aos 85/90 dias, com maturação uniforme.

Para o plantio são necessários entre 12 e 15 quilos de sementes por hectare e não exige tratos culturais específicos. Para seu cultivo são necessários apenas a dessecação da área a ser plantada, a operação de plantio, de colheita e o transporte, com um custo máximo entre R$ 150,00 e R$ 200,00 por hectare.

Revista BiodieselBR

Assinar

A planta tem despertado interesse dos produtores de soja, porque todo seu cultivo é mecanizado e principalmente, por ser uma cultura de inverno (mais uma alternativa para a safrinha), plantada após a colheita da soja em março/abril e ter baixo custo de produção com percentual de óleo total entre 26% e 38%. A extração do óleo pode ser feita de forma mecânica, com extrusora e prensa.

Um dos maiores problemas que a produção de biodiesel vem enfrentando é a falta de matéria-prima (ou matéria prima cara), e o crambe por ser uma cultura mecanizada poderá ser produzida em grande escala e rapidamente, sem grandes investimentos por parte dos produtores rurais, bastando que tenham garantia de venda de sua produção.

Por Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



60 Comentários em “Crambe (Crambe abyssinica) promissora planta para Biodiesel”

  1. José Lima disse:

    Biodiesel

    Sem dúvidas a atividade da exploração do biodiesel é uma alternativa de enorme potencial para o Brasil; ainda mais com essa onda, necessária, de preservação do meio ambiente.
    Contudo e para tudo, tem de haver condições reais de produção. Não adianta falar em milhões de litros de biodiesel produzidos, novas plantas produtoras do biocombustível; se na verdade não se tem áreas suficientes plantadas nem de mamona para abastecer as fábricas. Tem -se que se formar o caráter empresarial no setor. Os que adianta se ter um plantio de fundo de quintal, quando na verdade se precisa de extensas áreas, importante frisar: tecnificadas, para se atingir o nível de proução desejada

    Agradecido José Lima, Ceará

  2. José Cícero Felinto de Souza disse:

    Achei imteresantíssimo esta matéria publicada sobre o Crambe(Crambe abyssinica espero que as autoridades competentes olhe bem para este lado digo, aja enteresse para seu cultivo em larga escala.

    Muito obrigado.

  3. Ilton Vicentini disse:

    CRAMBE
    Achei uma exelente oportunidade aos produtores rurais, por ser uma CRUCÍFERA,da mesma família do nabo forrageiro e portanto com os mesmos benefícios que traz o nabo forrageiro no aumento da produtividade das culturas posteriores,na proteção do solo e na reciclagem dos nutrientes, com custo baixo, além de ser duas a três vezes mais produtiva, com ciclo curto (90 dias) e maturação uniforme comparado com o nabo forrageiro. E também pelo fato de ter sido desenvolvido e recomendado pela FUNDAÇÃO MS de MARACAJÚ MS, instituição de pesquisa reconhecida pelo exelente trabalho que vem desenvolvendo e respeitada pelos produtores do Mato Grosso do Sul.

  4. Sebastião Gomes disse:

    Muito bom!! Achei muito boa a matéria sobre;Crambe abyssinica – planta da família das brassicaceae. Tenho certeza que devagar vão surgindo novas idéias associadas a novas técnologias. Que nossos pesquisadores se desdobrem afim de trazer novos caminhos e soluções ao nosso Biodisel.

    Sebastião G. silva
    Minas Gerais

  5. armando disse:

    de que adianta termos tantas plantas com potencial, sendo que a politica agricola sempre foi o grande vilao da historia

  6. wallace wanderley do amaral disse:

    achei muito interesante sobre a cultura sobre o crambe, e mais uma opçao para o agricultor fazer disifircaçao de sua lavoura.

  7. Felipe Monclair disse:

    muito boa, a informaçao sobre crambe, porem nao acontecerá maiores incentivos por parte do governo uma vez que nao é de interesse de pequenos produtores (agricultura familiar), a cultura é bastante promissora, mas maiores investimentos com pesquisas certamente virao dos meios privado assim como acontece com a cana-de-açucar.

  8. fernando otto disse:

    a crambe virá pra ficar e sera uma excelente opção para rotação de culturas de pequenos produtores que pois fazer safrinha em nosso estado “rondonia” tem sido dificil por falta de incentivo financeiro e por risco de falta de chuvas no periodo de abril e maio como ela tem uma certa tolerancia a seca sera uma otima opção para safrinha e alem de tudo é barato pois seu custo é acessivel aos pequenos produtores de nossa região obrigado

  9. Bastante interessante a (ou o) “Crame absyssinca. Gostaria de experimentar com uma pequena plantação, como experiência. È possível adquirir uns três (3) quilos de semente? Sua flor também é melífera? Após a colheita, as sobras são palatáveis para o gado? parabéns e agradecido. José.

  10. Simone disse:

    Olá, gostei da materia sobre Grambe mais uma auternativa para o biodiesel.
    Gostaria de saber como faço para comprar as sementes?
    Grata,
    Simone

  11. onde posso conseguir uma publicação sobre o sistema de produção sobre Crambe e onde posso conseguir sementes?
    Obrigada,
    Maria José Del Peloso

  12. Rafel silva moraes disse:

    E muito interessante essa nova cultura , que vai ajudar o brasil a conquistar o mercado de biodiesel

  13. Murilo Medeiros disse:

    Gostaria de saber mais sobre a cultura do crambe, até por que estou fazendo um trabalho sobre esta cultura.
    Sou estudante de Agronomia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, me interessou primeiramente pois eu li uma reportagem especial sobre o crambe na revista panorama rural, e me deixou muito interessado com seu baixo custo e alto poder de produção, resistência a seca e outros mais.
    Obrigado. Qualquer ajuda será bem vinda.

  14. laerte kaefer disse:

    muito interessante está nova cultura, procuro encontrar novas informaçoes sobre ela. Sou estudante de agronomia da
    PUC-PR toledo. Estamos testando sua adaptaçao na regiao oeste do Pr, por isso toda informaçao será de grande valia.
    desde ja agradeço!!

  15. Lorival Teixeira disse:

    Nois financiamos sementes de crambe aqui na região do Alto Parana Paraguy, y já tem lavou que já vai ser colhida dentro de 30 dias y eu não tenho a tabela de desconto de umidade, y o número de peneiras que tem que usar pro procesamento, sera que poderia me fornecer estas informação

    Abraça

    Aguardo respostas

  16. RONEY PEDROSO disse:

    Senhores,
    a FUNDAÇÃO MS tem orgulho de disponibilizar esta nova tecnologia para os produtores rurais do Brasil e indústrias de biodiesel. Isto mostra mais uma vez como esta instituição de pesquisa vem contribuindo para o bom desenvolvimento do agronegócio brasileiro.
    Peço aos interessados que não alimentem o mercado “do oportunismo”, ou seja,
    aqueles que comercializam sementes “piratas” desta cultivar estão disseminando materiais sem procedência, sem controle de sanidade e garantias de produção, o que em curto prazo pode comprometer todo o desenvolvimento desta nova tecnologia.
    Peço que alimentem a pesquisa de nosso país, estamos totalmente à disposição de empresas de pesquisa, empresas de comercialização, de produtores rurais e de indústrias de biodiesel para formar parcerias de desenvolvimento desta nova tecnologia que já está disponível em nosso país,

    grato.

    Roney Simões Pedroso
    FUNDAÇÃO MS para Pesquisa e Difusão de Tecnologias Agropecuárias
    Maracaju-MS.

  17. Leonardo Santos disse:

    Interessante conhecermos novas alternativas para cultivo, sem dúvida a cultura do Crambe poderá ser uma alternativa para o produtor, tanto para o possivel comercio, como parte de um sistema de rotação de cultura, eu estava aqui pensando, já que consiste numa cultura com resistência a geada e com época de semeadura variando nos meses de março/abril, porque não fazer uma “semeadura aérea” quando o soja encontra-se nas estádio fenológico R6-7, uma opinião minha, seria um alternativa antes da semeadura do milho…. vai ai um desafio para quem quiser testar…. até mais..

  18. luiz disse:

    Prezados,
    Tenho interesse em adquirir sementes para pesquisas no Norte de Minas Gerais. Gostaria como devo proceder.
    Att.
    Luiz

  19. eduardo matias ferraz disse:

    sou de pernambuco e gostaria de adquirir sementes para produçâo do crambe,como devo proceder.

  20. ashokanand disse:

    Hello

    we have biofuels program here in Bangalore,India.Will be interested in joint venture in Crambe cultivation with your organisation.Kindly let us know.Thanks.

    Ashokanandan T.V.

    Bangalore
    India
    Tel: 91 080 22133040
    fax: 91 080 22226869
    cell: 91 9241773258

  21. Jadiel Alcantara disse:

    Excelente informação esta sobre o cambre. Fiquei sabendo desta planta por 01 eng. agrônomo da região. Interessante saber como conseguir mais informações sobre o cultivar e sementes. Gratíssimo.

  22. Paulo Cesar Damin disse:

    Sou produtor de sementes e gostaria de saber mais informações sobre o crambe e também se posso multiplicar esse material ou é protegido?

  23. Paulo Tarchetti disse:

    Muito importante saber de mais uma alternativa de baixo custo para produção de biodiesel. Precisamos de mais informações sobre adaptação desta cultura ás nossas condiçoes bem como a disponibilidade de sementes.

  24. Ronaldo Ernesto disse:

    Muito interessante esta nova alternativa de produção e sustentabilidade, gostaria de obter mais informações técnicas e a possibilidade de adquirir sementes de qualidade, e se for possível saber o tamanho médio das áreas de plantio. Parabéns a todos os pesquisadores pelo trabalho.
    Ronaldo Ernesto Fick
    Palmas- Tocantins

  25. GILBERTO REAL PRADO disse:

    Muito interessante a reportagem.Mais um produto que por certo vai alimentar a produção do BioDisel. Como adquirir sementes.

  26. Luis Vital disse:

    Sou residente nos EE.UU. e tambem na Colombia, onde tenho alguma Terra disponivel en clima Templado, ou seja, temperaturas de 18 a 25 graus cent. Como poderia conseguir alguns quilos de sementes de CRAMBE?
    Agradecido, Luis Vital

  27. Ely Roberto disse:

    A materia e muito promissora, mas o que o produtor mais precisa é de renda; Não adianta produzir, chegar na empresa e ela dizer eu so posso pagar x

  28. Rouves Daur disse:

    Olha, sou aluno do instituto federal de ciencia e tecnologia goiano, tenho uma bolsa de iniciação científica, nesta, estou trabalhando com essa cultura, e realmente pode ser essa a solução para os problemas enfrentados pela produçao do biodisel. Mas em nosso experimento observamos logo de inicio que a semente de Crambe abyssinica apresenta uma certa inibição no seu poder germinativo, peço aos caros colegas que analizem essa situação, para não ocorrer o risco de haver certos prejuísos por falta de informações por parte de seus investidores, em pouco tempo será publicado o nosso estudo sobre essa situação. Agradecido pela oportunidade.

  29. Telmo Heinen disse:

    Não acredito que alguém plante Crambe, Nabo Forrageiro ou girassol com o fim específico de produzir óleo vegetal para combustivel. Planta-se estas culturas com objetivos agronômicos – rotação de culturas, aração biológica, etc…
    A[s] unica[s] culura[s] capaz[es] de suplantar a soja na produção de óleos vegetais, são as cultuiras perenes. O resto é conversa de poeta, dos muito sonhadores.
    No Sul o Tungue, no resto do país o Pinhão Manso, a Macauba, o Pequizeiro no Cerrado, a Moringa no Semi Árido, o Dendê no Sul da Bahia e na AmazÔnia, fora dezenas de outras culturas – MENOS (menas…!) qualquer cultura anual, muito “menas” a mamona…
    Porém o abobalhamento midiático é tanto que confunde a maioria da população brasileira.

  30. Beto Maier disse:

    Estamos programando para 2010 estudos para produção de Crambe em nosso município . Não temos até o momento conhecimentos comparativos com a soja ou o girassol que produzimos atualmente.Se houver estudos técnicos como stand ideal , adubasção e tratos culturais , bom como estudos técnicos , estamos interessados.
    Carlos Alberto Maier
    Chapada Gaúcha MG

  31. Leonildo Pretti Júnior disse:

    Olá pessoal. Sou Eng Agrônomo, moro na região da Grande Dourados – MS, próximo à Maracaju, sede da Fundação MS, e apesar de trabalhar na área Técnico – Comercial de uma empresa do setor de Sementes de Milho e Sorgo, vejo uma grande oportunidade para os produtores do Brasil, mais precisamente para os da minha região, que vem sofrendo muito nos últimos anos com o cultivo do Milho Safrinha (seca e geada). Pelo visto, a cultura do Crambe é uma novidade na nossa região, e deve ter custo barato, muito “rústica”, baixo risco diante da seca e geada, ciclo muito rápido, com retorno imediato. Gostaria de saber maiores detalhes com relação à cultura em si e tb à comercialização, garantia de venda do produto. Isso que o produtor irá querer e precisa saber. Precisamos informá-lo melhor.
    Obrigado.

  32. erica disse:

    olá,sou estudante,estou me formando em tecnica em agropecuária,e estou fazendo um projeto sobre o crambe,gostaria de receber mais informações sobre o tema.
    grata.

  33. Rouves Daur disse:

    Bom, a busca por novas fontes alternativas de combustíveis tem despertado o interesse de agricultores para o cultivo de plantas com características oleaginosas, dentre elas, destaca-se o Crambe – Crambe abyssinca.
    Trata-se de uma planta que, até pouco tempo, era utilizada apenas como forrageira. Porém, tendo em vista sua rusticidade e elevado potencial para produzir cerca de 26 a 38% de óleo, superando, até mesmo a soja nesta quesito, tornou-se uma cultura com vistas também para a produção de óleo vegetal.
    Sem falar no seu baixo custo de produçao, 3 à 4 vezes menor que a da soja.
    Não há como não estudar ou não pensar nessa cultura como solução para produção de biocombustível se levarmos em conta um dos grandes problemas enfrentados esta produçao (matéria prima cara).

  34. João Antunes Turual disse:

    Gostaria de saber e receber informações sobre a viabilidade de produção e comercialização do produto… como produtor apenas tenho lido informações de uma “alternativa de biocombustível” mais é necessário ter informações concretas para produção em escala.

  35. Frederico Tavares de Souza disse:

    Bom dia! Eu como outros vários representantes de óleo de soja estamos acompanhando o plantio predatório e a matéria prima a soja que estão usando para fazer o bio5 é de tão péssima qualidade que já está trazendo graves problemas para os motores . E sem levarmos em consideração o preço altíssimo que a “ANP” paga nesse lixo do bio5 pois com isso as usinas ou indústrias dão prioridade aos leilões e quem paga a conta é a dona de casa ou seja o governo está dando um tiro no pé!

  36. […] cana-de-açúcar, pinhão manso, nabo forrageiro, bocaíuva, carandá, canjiqueira, baru, mamona e crambe são a grande promessa dos pesquisadores para adaptação ao solo e clima do […]

  37. Elói José Eckstein disse:

    Gostaria de obter maiores informações do CRAMBE, quanto sua viabilidade econômica.

  38. Raul Tambeuhien Frey disse:

    Os comentários sobre o “crambe” são importantes para despertar a informação das oleaginosas, pois já há algum tempo venho pesquisando tais plantas para a produção de óleos. O futuro da humanidade, queiram ou não queiram, será o biodiesel uma opção de preservação ambiental! Obrigado – RTF

  39. FITO-TECH INGENIERIA S.A.S. disse:

    Deseariamos una mayor informacion sobre el cultivo de la planta.

  40. jose carlos bizetto disse:

    plantio do crambe logo apos a soja pode deixar algum tipo de “fungo’,” bacteria” etc no solo?

  41. Laerte Carra disse:

    Boa tarde,

    Sou de Itumbiara e tenho 8.000 kilos de sementes de CRAMBE para plantio.
    Onde consigo vender essa semente ? Tem algum produtor que tem interesse em comprar para plantar ??

    Sds
    Laerte Carra

  42. Rafael Assis de Souza disse:

    boa tarde,
    gostaria de saber com quantos dias pode ser feito o transplante
    do crambe? Sendo o mesmo colocado pra germinar em laboratório de sementes.

  43. O cultivo dessa planta é interesante pra diversos tipos de solo e clima, uma planta bastante rústica; resistente a geadas, seca, a solos de baixa fertilidade, alé de ser uma ótima descompactadora de solos, pelas suas raízes pivotantes e profundas, ao mesmo tempo fornecendo nitrogenio ao solo e servindo também como adubação verde e forragens. Tem um cilclo precoce de 60 dias após a germinação, realmente muito boa pras entre safras! Não constam registros de pragas na cultura, uma planata também muito resistentes a vários tipos de predadores!

  44. paulo disse:

    Boas
    Estou interesado em coseguir serio produtor de sementes para parceria das emsmas em Portugal. Estaram neste momente muitos agricutores abertos a esta cultura. [email protected]

  45. Giuseppe Pastore disse:

    Bom dia.
    Estou procurando produttores de sementes variadas para serem exportados na Europa para geradores a Biodiesel.
    Experiencia com Exportaçao.

    Favor entrarem em contato.
    e mail: [email protected]

  46. Agostinho Sebastião Bismark disse:

    Estou muito interessado em saber muito mais sobre iste tema e todas as suas vantagens e desvantagens e quantos tipos de plantas dessa natureza, e se são ferteis todos os solos como por exemplo o solo da Africa Austral e Sub-sariana.

  47. Ricardo Asturias disse:

    Necesitamos adquirir la revista Biodiesel BR CRAMBE, favor enviar información para compra y su valor

  48. wilmar jose pryzbeuka disse:

    ja trabalho com canola. Gostaria de fazer um texte com o crambe aqui na nossa regiao ( lapa pr). Como faco para adquir as sementes.?

    Obrigado
    Wilmar pryzbeuka.

  49. estou querendo plantar crambe como adquirir sementes,grato

Deixe o seu comentário

Login