Mundo

Biodiesel nos Estados Unidos


BiodieselBR - 29 jan 2006 - 23:00 - Última atualização em: 06 mar 2012 - 15:06

O programa americano de biodiesel é bem menor que o europeu e apresenta diferenças importantes. A principal matéria-prima utilizada é a soja, complementada com óleos de fritura usados.

A grande motivação americana para o uso do biodiesel é a qualidade do meio ambiente. Os americanos estão se preparando, com muita seriedade, para o uso desse combustível especialmente nas grandes cidades. A capacidade de produção estimada é de 210 a 280 milhões de litros por ano. Analistas prevêem que o próximo presidente americano será aquele com maior engajamento em políticas ambientais. O meio ambiente será o fator determinante na próxima eleição americana.

A produção dos biocombustíveis nos EUA aumentou de maneira bastante significativa. A Comissão Nacional para o biodiesel revelou que a produção deste combustível chegou aos 75 milhões de galões (280 milhões de litros) em 2005, face aos 25 milhões de galões (93 milhões de litros) refinados no ano anterior.

A percentagem que tem sido mais cogitada para a mistura no diesel de petróleo é a de 20% de biodiesel, B20. Os padrões para o biodiesel nos Estados Unidos são determinados e fixados pela norma ASTM D-6751. O Programa Americano de Biodiesel é baseado em pequenos produtores.

Como o diesel americano possui uma menor carga tributária, apenas a renúncia fiscal não permite viabilizar o biodiesel. Além das medidas de caráter tributário, têm sido adotados incentivos diretos à produção como o Commodity Credit Corporation Bioenergy Program, que subsidia a aquisição de matérias-primas para fabricação de etanol e biodiesel, e atos normativos que determinam um nível mínimo de consumo de biocombustíveis, por órgãos públicos e frotas comerciais, como definido no Energy Policy Act (EPAct).

Atualmente, o Biodiesel está sendo usado em frotas de ônibus urbanos, serviços postais e órgãos do governo e é considerado Diesel Premium para motores utilizados na mineração subterrânea e embarcações.

A denominada “conta de defesa” que resulta da proteção americana ao petróleo no Oriente Médio para garantir o fluxo ininterrupto de óleo cru, é da ordem de bilhões de dólares por ano. Este fato demonstra a instabilidade de abastecimento, a fragilidade da política de preços, uma vez que o custo real do barril de óleo e, por conseguinte, dos combustíveis nos USA é sensivelmente mais alto do que os preços praticados nos postos de abastecimento.

As vendas de biodiesel nos USA, segundo informações da NBB, em 1999 atingiram 1,9 milhões de litros subindo posteriormente para 57 milhões de litros.

MODELO Americano

Nos EUA existem dois tipos de opção de compra do Biodiesel. Pode-se se comprar diretamente o Biodiesel ou comprar de um distribuidor de petróleo.

1) Fornecedores – Contato com os produtores de biodiesel

Este é o método mais comum de compra para frotas. A maior parte dos produtores de biodiesel entregará o biodiesel na forma de biodiesel puro ou já misturado de acordo com a preferência do cliente. Alguns consumidores podem comprar o biodiesel diretamente de fornecedores em tanques.

2) Distribuidores – Compra de um distribuidor de petróleo

Isto é a maneira mais comum para fazendeiros obterem o biodiesel, mas também uma boa opção para pequenas frotas . Existem centenas de distribuidores de petróleo e misturadores de biodiesel nacionais, incluindo grandes companhias como a Cenex e Growmark.

Varejistas

Algumas bombas pode-se se abastecer B100 ou B20 que encontram-se disponíveis em postos de abastecimento e terminais marítimos.

PRODUTORES AMERICANOS

Dados obtidos no final de 2005, indicam que nos EUA estão em funcionamento 45 fábricas de biodiesel no país, que produzem uma média de 6,5 milhões de galões (24 milhões de litros) por ano. Está planejada a construção de mais 54 complexos semelhantes nos próximos anos. A escala de produção tem crescido significativamente e as plantas encontram-se distribuídas em vários pontos do país.
Fábricas americanas de biodiesel

PRINCIPAIS PONTOS DE VENDA NOS EUA

Basicamente os pontos de venda de biodiesel se localizam ao centro EUA, com grande concentração nos Estados de Minnessota, Missouri, os percussores do projeto. Na figura a seguir é apresentada localização geográfica desses pontos.

pontos de distribuicao de biodiesel
Clique na imagem para ampliar