PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
analises

[Análise] Zoneamento agrícola preocupa


BiodieselBR.com - 09 mai 2008 - 14:40 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

A canola é plantada no Rio Grande do Sul e no Paraná há pelo menos quinze anos e somente agora o Ministério da Agricultura divulgou o zoneamento para a planta, apenas para o Rio Grande do Sul. Outras culturas como o girassol de safrinha e primavera, o crambe, a linhaça, o nabo forrageiro e o pinhão-manso estão na lista de espera. Com esta pressa do MAPA, os produtores deverão aguardar por muito tempo o zoneamento.

O zoneamento é necessário para que o produtor possa obter financiamento e seguro agrícola para plantar e ser ressarcido de possíveis perdas de produção por intempéries.

Não é só do zoneamento agrícola que essas culturas precisam. É preciso que se estabeleçam políticas agrícolas públicas regionais para diversas oleaginosas, para que elas possam dar suporte à produção de biodiesel, além de participar do mercado internacional de óleos vegetais e usufruir dos bons preços previstos para os próximos anos.

O incentivo a essas plantas que são cultivadas no inverno ajudaria a combater a onda de boatos que acusam os biocombustíveis de causarem da fome no mundo. Isso porque as oleaginosas de inverno serão cultivadas em terras hoje subutilizadas, e da extração do óleo sobram mais de 60% de subprodutos para ração animal.