PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Chuvas impulsionam plantio de soja no Brasil, mas atraso continua


Reuters - 13 nov 2012 - 09:39 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
chuva soja_avanca_plantio_131112
Uma melhora no clima nas regiões produtoras de soja no Brasil impulsionou o plantio da oleaginosa da temporada 2012/13, que vinha sendo prejudicado pela falta de chuvas em importantes áreas, afirmou nesta segunda-feira (12) a consultoria Céleres.

O plantio avançou na última semana para 60% da área projetada no país, mas continua atrasado em relação a anos anteriores – a média de cinco anos para esta época é de 68% – em função de precipitações insuficientes no mês de outubro.

Na comparação com o início do mês, quando 37% da área estava plantada, houve um salto na semeadura até a última sexta-feira. As instabilidades do clima na América do Sul têm causado preocupação no mercado internacional da commodity. Os negociantes esperam uma boa colheita oleaginosa em 2013 para compensar os resultados ruins registrados esse ano.

Desde o início de novembro chuvas de mais de 200 milímetros voltaram a favorecer os produtores principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e na porção norte do Paraná.

No caso do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a situação era inversa e bastante parecida com o observado nas áreas de produção da Argentina, onde houve excesso de chuvas, observou a consultoria.

Laiz de Souza
Com adaptações BiodieselBR.com