PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Canola

Empresa canadense quer parceria com o RS no cultivo de canola


Assessoria do Governo RS - 22 fev 2013 - 10:43
reunião canada_RS_220213_copy
O presidente da empresa canadense Saskatchewan Trade & Export Partnership (Step), Lionel LaBelle, esteve na sexta-feira passada (15) na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do governo do Rio Grande do Sul. A reunião foi marcada para abrir conversações sobre uma possível parceria na área de tecnologias agrícolas, principalmente no que diz respeito ao cultivo de canola.

O estado possui grande interesse na canola pelo grande potencial desta cultura como matéria-prima para a indústria do biodiesel sendo o maior produtor nacional. Na safra 2011/12 os gaúchos plantaram 26,2 mil hectares com a oleaginosa – o equivalente a 60% dos 42,4 mil hectares plantados no país como um todo.

No entanto, a produtividade média obtida pelos agricultores canadenses é mais que o dobro da que vem sendo obtida no Rio Grande do Sul. Enquanto os canadenses colhem cerca de 4.000 kg/ha, a melhor produtividade registrada no RS foi de 1.510 kg/ha (na safra 2010/11).

O domínio dos agricultores canadenses sobre essa cultura em particular não é de se estranhar. Afinal as primeiras cultivares de canola foram desenvolvidas no Canadá durante a década de 1970 como um aprimoramento a partir da colza.

Convites
Os canadenses também convidaram representantes do governo gaúcho para uma missão ao país, a fim de conhecer as tecnologias locais. A ideia é visitar o Canadá durante janeiro, quando é possível acompanhar a semeadura de algumas culturas, e em junho para acompanhar eventos importantes para a indústria agropecuária canadense durante o qual são apresentadas de novas tecnologias.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, também fez convite para que o Canadá participe dos grandes eventos do agronegócio do Estado, como a Expointer e a Expodireto.

Também participaram da reunião, representantes do Governo do Canadá e o coordenador da Câmara Temática da Agroenergia da Secretaria da Agricultura, Valdir Pedro Zonin.

Com adaptações BiodieselBR.com
Tags: Canadá Canola RS